Menu
Busca terça, 31 de março de 2020
(67) 9860-3221

Chuvas de março superam a média histórica e mais que dobram

20 março 2013 - 14h36

Eduarda Rosa



A média histórica de chuvas no mês de março em Dourados é de 136,1 milímetros, mas neste ano o acumulado até hoje (20), segundo dados do serviço meteorológico da Embrapa, já superou mais que o dobro da quantia divulgada, chegando a 312,4 milímetros.

Desde as zero hora de hoje até às 12h, mais 34 mm foram registrados e chegou a inundar uma sala de aula na Escola Municipal Frei Eucário Schmitt, no Jardim dos Estados. Os alunos tiveram que ser removidos para outra classe.

Ainda nesta quarta-feira, internautas registraram e divulgaram em seus perfis de rede social, o acúmulo de água que se concentrou em baixo dos viadutos que dão acesso à região do Parque das Nações.

Com a chuva desta manhã a Defesa Civil monitorou a Vila Cachoeirinha, mas não constatou novos alagamentos. De acordo com o coordenador do órgão, João Vicente Chencarek, duas famílias ainda permanecem alojadas no estádio Douradão e uma família na Casa da Acolhida, totalizando 13 pessoas. “Elas ficarão ali até hoje ou amanhã, se possível irão voltar para suas casas, se estiver em condições [a casa], ou arrumarem outra solução segura”, afirmou.

Em fevereiro passado também houve recordes de chuva. Foram 224 mm em Dourados, 56% a mais que a média histórica do mês, 144 mm, segundo a Embrapa.

Foto: Adriano Moretto

De acordo com o agrometeorologista da Embrapa - Oeste, Claudio Lazarotto, o fenômeno que tem causado o excesso de chuva é chamado de Alta da Bolívia, que é provocado por uma grande área de instabilidade que se forma por conta do elevado calor e umidade gerado pela floresta Amazônica.
“É uma alta pressão que fica sobre a Bolívia e este ano foi mais intensa, então isso provocou mais chuvas no Mato Grosso do Sul”, disse Lazarotto.

O agrometeorologista também diz que o período de chuvas continuará até o meio de abril. O site de previsões metrológicas, Climatempo, prevê para esta quinta-feira sol com algumas nuvens, mas sem chuva, com máxima de 29º C e mínima de 17ºC na maior cidade do interior do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FLAGRANTE
Jovens de Maracaju são autuados por tráfico de drogas em Dourados
Saúde e Bem-estar
Falando de Autismo
ÀS 13H
Dourados recebe 7 mil doses e retoma vacinação contra a Influenza nesta tarde
OPORTUNIDADE
SAD homologa resultado final do Processo Seletivo do Hospital Regional de MS
SAÚDE
Covid-19: 500 mil kits de teste rápido chegam ao Brasil
COVID-19
Estado deve poupar R$ 187 milhões após STF suspender parcelas da dívida com a União
FURTO
Homem e uma mulher grávida são presos após furtar mercearia
CLIMA
Dourados deve ter março mais seco em três anos
CAMPO GRANDE
Motorista é preso após ser flagrado com 13 garrafas de cerveja em carro
SAÚDE
Equipes da Sanesul continuam na rua para garantir água tratada e de qualidade

Mais Lidas

FRONTEIRA
Acidente na MS-164 em Ponta Porã leva pai e filho a óbito
DOURADOS
Homem entra em veículo e anuncia assalto com arma de brinquedo; vídeo
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
NOTA PREMIADA
Lista de ganhadores já está disponível para consulta