sexta, 17 de janeiro de 2025
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Chuva atrasa colheita em Dourados

19 fevereiro 2010 - 15h44


As chuvas acima da média, nos últimos dias, vem atrasando a colheita da soja em Dourados. A preocupação maior é daqueles produtores que fizeram dessecação da lavoura para plantar o milho safrinha. O presidente do Grupo Plantio na Palha, Ângelo Ximenes, explica que existe a preocupação de perdas nas lavouras, caso as chuvas continuem intensas nos próximos dias.

A maioria dos produtores da região já começou a colher a soja e agora a expectativa é que a chuva dê uma trégua para que o trabalho continue no campo. O período de colheita segue até o final deste mês e meado de março.

O excesso de umidade do solo, que impede as atividades agrícolas, dificulta a circulação das máquinas, sob pena de compactação do solo, e os tratamentos fitossanitários também não podem ser efetuados. A colheita fica prejudicada e a qualidade do produto é menor.

Ferrugem

Além do excesso de chuva que atrasa a colheita, outra preocupação dos produtores é com o avanço da ferrugem asiática. A umidade da planta facilita o aparecimento dos focos. Em Dourados, segundo dados do Consórcio Antiferrugem, são 45 focos encontrados nas lavouras do município até agora.

De acordo com o pre-sidente da Associação dos Engenheiros Agronômos da Grande Dourados (Aea-gran), o engenheiro agrô-nomo Bruno Tomazini, a ferrugem asiática está pre-sente em quase todas as áreas de soja por causa do excesso de chuva.

A ferrugem é uma doen-ça causada por um fungo que pode provocar grande dano às lavouras da soja, no entanto, de acordo com Bruno, se o produtor fizer o monitoramento constante e pulverização do fungicida corretamente, evita perdas.

Em Dourados, segundo os institutos de meteorologia, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover a qualquer hora do dia, durante toda esta semana. As temperaturas vão ficar entre 21 ºC a 32 ºC.

Produção

A produção nacional de grãos, da safra 2009/10, foi projetada pela Conab no último dia 9 deste mês, em 143,09 milhões de toneladas.

O resultado, de acordo com o quinto levantamento, é o segundo melhor da história e 5,9% superior as 135,13 milhões de toneladas da última temporada, ou 1,2% a mais que o do mês passado (141,35 milhões de toneladas). O recorde da produção é do ciclo 2007/08, que foi de 144,1 milhões de toneladas.

O bom desempenho se deve à estabilidade de chuvas nos principais estados produtores, diferentemente do período anterior, que foi marcado pela estiagem nos estados da região Sul e Mato Grosso do Sul, provocando redução significativa na colheita, especialmente de soja e milho.

A oleaginosa, juntamente com o milho primeira safra, é a cultura mais beneficiada pelo clima e deve alcançar 66,73 milhões de toneladas. Esta estimativa confere um novo recorde nacional de produção.

A pesquisa de campo foi realizada pelos técnicos da Conab entre os dias 18 e 22 de janeiro, de acordo com informações prestadas por produtores, representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados. (Fonte: O Progresso)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso após ignorar medida protetiva e ameaçar ex
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Homem é preso após ignorar medida protetiva e ameaçar ex

Câmara apresenta novos diretores em cerimônia
DOURADOS

Câmara apresenta novos diretores em cerimônia

BALANÇO

Oficiais de justiça cumpriram quase 650 mil mandados em MS no ano passado

Envolvidos em esquema de corrupção são condenados a 31 anos pelo desvio de impostos
CAARAPÓ

Envolvidos em esquema de corrupção são condenados a 31 anos pelo desvio de impostos

Queixadas 'cercam' casa de idosos e polícia é acionada para capturar os animais
AQUIDAUANA

Queixadas 'cercam' casa de idosos e polícia é acionada para capturar os animais

CULTURA

Em livro, pesquisador do MS questiona o papel do jornalismo como mercadoria e ferramenta de guerra

CHAPADÃO DO SUL

Mãe e padastro são presos por estupro contra criança de 11 anos

BRASIL

Em MS, seis candidatos eleitos em 2024 são retirados da lista do Bolsa Família

EDITAL

Edital de citação - Monitória

POSSE DE TRUMP

Bolsonaro recorre e Moraes nega viagem ao EUA mais uma vez

Mais Lidas

LUTO

Professora Zélia Nolasco morre aos 56 anos

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

BOLÃO

Aposta feita em Dourados acerta cinco dezenas e leva mais de R$ 150 mil na Mega

SNOW

Operação do Gaeco mira traficantes de cocaína e cumpre mandados em Dourados