Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (20), a Central de Interpretação de Libras (CIL). Com ela, os deficientes auditivos poderão agendar o acompanhamento de um interprete, quando necessitarem de atendimento médico, odontológico, documentação em geral entre outros.
Com três tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o atendimento acontece por agenda, de segunda a sexta-feira em horário comercial. As pessoas com deficiência podem ir até o centro, localizado na avenida Presidente Vargas 309, em um espaço no Núcleo de Educação Especial e agendar. Um carro fica a disposição da equipe para ir até o local em que acontecerá o atendimento.
“São três interpretes que estarão no local, que irão auxiliar as pessoas com deficiência auditiva em vários atendimentos que precisar desde médico, hospitalar entre outros. Muitos deles não têm um familiar que conheça a linguagem das libras e isso dificulta muito na comunicação do deficiente com os demais. Os intérpretes vêm para suprir essa necessidade”, disse uma das interpretes Caroline Matos.
Ela disse ainda que, oficialmente a central começa a funcionar nesta terça, porém já realizaram dois atendimentos nos últimos dias, pois as pessoas que já tem conhecimento da central, os procuraram.
“Já acompanhados dois atendimentos, um de uma mulher grávida e outro de um casal que precisava de ajuda em um local para a simulação para a compra de uma casa própria. É muito gratificante auxiliar na comunicação delas”, comentou a interprete.
Durante a cerimônia de lançamento esteve presente o secretário nacional das pessoas com deficiência Antônio José Ferreira, que destacou a importância desse atendimento as pessoas portadoras de deficiência auditiva.
"A central é um equipamento que irá disponibilizar e garantir a comunicação das pessoas surdas que tem dificuldade em retirar um documento entre outros. Ela procura a central, agenda o horário que irá precisar de um interprete com o local e tudo certinho e no dia a hora o interprete estará lá, para ajuda lo. Com esta ação vai melhor a qualidade de vida dessas pessoas”, enfatizou Antônio.
Já a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Mota, destacou a melhora na qualidade de vida assim como atender a comunidade de forma geral. “A central vem para melhorar a qualidade de vida e também uma relação mais próxima dessas pessoas a sociedade, pois eles precisam de atendimento e não conseguem muita das vezes por não conseguir se comunicar”, contou Maria Cecilia.
Entre os que serão beneficiados está Valéria Lemes Peres Joaquim,38, ela conta que será uma experiência nova e que terá um canal a mais de comunicação além da filha de 10 anos.
“Será uma experiência nova, pois também tenho dificuldade de acompanhante. A minha filha de 10 anos que é meu canal de comunicação dentro e fora de casa, e agora com a central vai facilitar muito”, disse em entrevista ao Dourados News com auxílio de um tradutor.
No estado essa é a segunda central, a primeira funciona no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS), em Campo Grande, desde junho de 2014.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CPI rejeita indiciamento de Toffoli, Moraes, Gilmar e Gonet

Morador encontra ossada humana enquanto colhia madeira

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.996 da Mega-Sena

Ação conjunta intercepta ônibus para deslocamento de estrangeiros

Novas regras de consignado para servidores entram em vigor

Polícia apreende quase uma tonelada de maconha em veículo

Escorpiões: como evitar acidentes e o que fazer em caso de picada

Pedestre morre após ser atropelado por carreta na BR-262

Mais de 47 milhões ainda têm dinheiro esquecido nos bancos

Justiça concede liberdade a paranaense presa com skunk
Mais Lidas

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

Idosa é enganada por falso prêmio e descobre empréstimos de R$ 1,8 mil em Dourados

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

Para Antônio a central irá melhorar a qualidade de vida da pessoas com deficiência auditiva