domingo, 15 de setembro de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

CCZ faz alerta e anuncia ações de combate ao Aedes aegypti

23 janeiro 2020 - 12h05Por Redação

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados fez um alerta sobre a dengue e anunciou que está intensificando as ações de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também incluem zica vírus e chikungunya.

“Além das visitas de rotina, os agentes de endemias estão atendendo denúncias sobre residências e terrenos sujos, favoráveis à incidência do mosquito, com notificação dos proprietários. Também estão sendo intensificadas as visitas a pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, etc”, informou o órgão.

Na divulgação, o Departamento de Vigilância em Saúde revela que até o final da terceira semana deste ano 69 notificações haviam sido feitas, com o registro de 14 casos positivos para dengue e nove casos positivos para a chikungunya.

“Dentro dos registros, há dois casos de notificação para dengue e um para febre chikungunya, sem confirmação de positividade”, detalha.

Para Emerson Eduardo Corrêa, do Departamento de Vigilância em Saúde, dentro do serviço de mapeamento e combate, foi constatado índice de 0,9% para o LIRAs (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), o que corresponde a um dado satisfatório.

“O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Conforme o CCZ, isso demonstra que o trabalho de combate tem sido bom e também que a população tem participado com afinco, o que deve continuar”, pontua.

O CCZ pondera ainda que “apesar de o município estar no nível de baixa incidência de casos de dengue, o Centro de Controle de Zoonoses alerta para prevenção da doença. O período de calor e chuvas constantes é considerado ideal para reprodução do Aedes aegypti”.

“O CCZ ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da doença. O recolhimento de embalagens dos quintais, como copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus velhos, sacos plásticos, entre outros, é necessário para contribuir na prevenção”, divulgou.

Segundo o órgão, imóveis não habitados e terrenos em condições que notavelmente são atraentes para o mosquito da dengue devem ser denunciados ao CCZ, para que os agentes façam vistoria. O telefone para contato do CCZ é 3411-7753.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BATAGUASSU

Idoso perde R$ 50 mil e suspeita de sobrinha que ajudava em transações

Com virada no fim, Rayssa Leal é bicampeã mundial de skate street
ESPORTES

Com virada no fim, Rayssa Leal é bicampeã mundial de skate street

Pé-de-Meia: confira o calendário do próximo pagamento
BENEFÍCIO

Pé-de-Meia: confira o calendário do próximo pagamento

BRASIL

Congresso recebe no domingo projeção de imagens para documentário

SERVIÇO

MPMS empossa oito novos Promotores de Justiça

BRASIL

Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida

CAPITAL

Homem é preso por agredir criança de 5 anos a golpes de mangueira

POLÍTICA

Multidão acompanha caminhada de Marçal Filho com governador Eduardo Riedel em Dourados

BENEFÍCIO

Bolsa Família de setembro começa a ser pago na terça-feira

ARTIGO

O Brasil grita por liberdade

Mais Lidas

TEMPO

Sexta-feira quente marca fim de onda de calor e frente fria chega no sábado

AVIAÇÃO CIVIL

Infraero assume gestão do Aeroporto Regional de Dourados

CLIMA

Ainda com calorão, Dourados tem alerta de tempestade para o fim de semana

VIOLÊNCIA URBANA

Homem é internado em estado gravíssimo após ser espancado por grupo em Dourados