Menu
Busca quarta, 01 de abril de 2020
(67) 9860-3221
DOURADOS

Campanha sobre tuberculose e hanseníase será realizada em março

23 fevereiro 2020 - 18h00Por Redação

Ao longo de março o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados, com o apoio da Atenção Básica, por meio das unidades de saúde e suas equipes, promoverá durante o mês de março atividades e ações para mobilizar e incentivar o enfrentamento da tuberculose e da hanseníase como problema de saúde pública, alertando a população sobre essas doenças.

Essa campanha ocorrerá em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março) e ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (celebrado no mês de janeiro).

Segundo a Prefeitura de Dourados, durante a campanha, o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase de Dourados vai divulgar informações sobre as duas doenças para a população, realizar busca de casos entre grupos de maior vulnerabilidade (idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas e presidiários), além de intensificar a busca por pacientes sintomáticos respiratórios, através da realização do exame do escarro, e por pacientes sintomáticos dermatoneurológicos, através da avaliação da pele e do teste de sensibilidade em lesões suspeitas.

Em 2018, o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH) do município de Dourados foi contemplado com a implantação de uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose, o método TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose).

O Ministério da Saúde doou para o município de Dourados uma máquina conhecida como GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única amostra, fornecendo resultados dentro de 2 horas. Este moderno equipamento auxilia no incremento da qualidade do diagnóstico precoce da Tuberculose, proporcionando um tratamento mais eficaz.

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, negligenciada e tem causado grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes. Seus principais sintomas são tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais; perda de apetite, emagrecimento e cansaço; febre vespertina; sudorese noturna e dor torácica. A sua transmissão ocorre por meio de vias aéreas superiores (fala, tosse e espirro). Embora passível de prevenção, tratamento e mesmo de cura, a TB é doença infectocontagiosa, de distribuição universal, que se destaca por permanecer constituindo um importante problema de saúde pública mundial.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen e transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro). Mas, o contato deve ser próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. Seus principais sinais e sintomas são áreas da pele/manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterac?ões de sensibilidade térmica e/ou dolorosa, e/ou ao tato; áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para a dormência; e caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. (Com informações da Prefeitura de Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Rapaz é espancado por trio após ser acusado de ‘ficar’ com adolescente
JUDICIÁRIO
STF dá 48 horas para Bolsonaro listar ações tomadas contra a Covid-19
CAMPO GRANDE
Polícia resgata duas pessoas que ficaram presas em carro sob forte sol
SOLIDARIEDADE
Campanha Online da UEMS irá ajudar alunos durante a Covid-19
COXIM
Socorrida por bombeiros, mulher arromba armário e furta morfina de hospital
MEIO AMBIENTE
Ambiental captura jiboia com mais de dois metros em residência de Coxim
RECURSOS
MPT destinou R$ 124 milhões para prevenção e combate à Covid-19
BENEFÍCIO
UFGD mantém assistência a estudantes durante suspensão do calendário
CORONAVÍRUS
Câmara aprova projeto de lei que libera remédios sem aval da Anvisa
DOURADINA
Polícia apreende meia tonelada de agrotóxicos na região da Grande Dourados

Mais Lidas

REGIÃO
Ex-assessor de Mandetta é encontrado morto em apartamento na Capital
COVID-19
Primeiro óbito por coronavírus do Estado é registrado em Dourados
DOURADOS
Homem leva surra de populares e é detido por furtar dois veículos em Dourados
COVID-19
MS tem oito confirmações de coronavírus em 24h e suspeitos chegam a 51