Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Campanha Saindo do Sufoco dobra número de atendimentos no Procon

21 setembro 2017 - 17h35

A campanha Saindo do Sufoco, promovida em Dourados pelo Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), tem apresentado atendimento maior do que a expectativa, segundo a direção do órgão. Promovida para os consumidores da cidade, a campanha visa estabelecer oportunidade para renegociar débitos e realizar acordos com vantagens em descontos dos juros e multas, de acordo com as regras dos contratos efetuados, junto aos credores.

O Procon é um órgão ligado à Procuradoria Municipal e, assim como outras campanhas de renegociação de débitos promovidas pela Prefeitura de Dourados, tem por principal objetivo contribuir com o cidadão que quer ‘limpar o nome’.

Segundo Lenilson Almeida da Silva, diretor interino do Procon/Dourados, os atendimentos realizados no local tiveram um acréscimo em virtude da campanha e fortalecem os objetivos da ação, que são contribuir na diminuição do índice de inadimplência, fortalecer o comércio e economia, e destacar aos cidadãos a importância da ‘saúde financeira’.

"Tivemos em média 30 atendimentos por dia no começo do mês e, com o início da campanha, no dia 11, estes números subiram para em torno de 60", informou, relatando mais de 200 atendimentos no contexto da campanha.

"O foco principal da ação é receber as pessoas que estão interessadas em quitar os respectivos débitos e acionar as instituições financeiras para instituir esta mediação", explicou Lenilson. Em 2017, segundo o diretor, além da renegociação com instituições financeiras e o comércio local, serviços essenciais como fornecimento de água, energia e telefone também entraram no rol de atendimentos possíveis na campanha.

No primeiro ano da ação, em 2015, foram 15 dias de atendimento com a realização de 400 atendimentos. No ano passado, foram 200 pessoas que procuraram o órgão no contexto da campanha. Em 2017, serão outros 15 dias e a expectativa, agora, é de que seja alcançado o número da primeira edição. Segundo o órgão, nos primeiros 21 dias de setembro foram 408 atendimentos na sede do Procon.

A prefeita Délia Razuk parabenizou o órgão por manter a atividade que vem dando certo. Segundo ela, a administração precisa de ações positivas e a crise atinge todos os segmentos da sociedade. "Proceder com campanhas de recuperação e educação financeira também é gestão de compromisso, de preocupação com as pessoas e para crescimento do município", destacou.

Para proceder com a participação na campanha Saindo do Sufoco, os consumidores precisam comparecer ao Procon entre 7h e 13h, munido de documentos pessoais e qualquer documento que faça referência à dívida em questão. "Temos nos desdobrado para atender a demanda. Dentro do atendimento, também orientamos os consumidores com dicas para evitar o superendividamento", disse. Iniciada no dia 11, Saindo do Sufoco segue até o próximo dia 29.

NÚMEROS

De 1 de janeiro até o dia 21 de setembro deste ano, o Procon realizou 5.253 atendimentos em Dourados. Destes, a maioria relativa aos serviços essenciais (água, luz e telefonia), representando 2.074 atendimentos. Os assuntos financeiros seguem em segundo lugar, com 1.362 atendimentos. Produtos (908) e serviços privados (638) completam os primeiros quatro quesitos mais acionados.

Em relação às reclamações, incluídas no número total de atendimentos, são 1.358 registros. Destes, três áreas seguem com números equiparados, sendo 400 reclamações em relação a produtos, 324 sobre assuntos financeiros e 306 em relação a serviços essenciais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE
Dourados começa semana com dezenas de vagas de trabalho
EDUCAÇÃO
Começa prazo para instituições de ensino superior aderirem ao Sisu
MATO GROSSO DO SUL
Corpo de homem desaparecido é encontrado por pescadores
PONTA PORÃ
Obras em contorno rodoviário avançam na região de fronteira
DOURADOS
Homem é ferido com duas facadas durante briga
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é flagrado transportando drogas em táxi
CLIMA
Semana começa 'gelada' e Dourados tem novo recorde de frio no ano
UNIDADE MÓVEL
Itaporã terá caminhão de apoio ao auxílio emergencial a partir de hoje
BR-163
Traficante é preso com quase 400 quilos de maconha que levaria até SP
ECONOMIA
INSS começa a pagar a 2ª parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista