Menu
Busca quarta, 30 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Campanha de prevenção às IST segue esta semana com palestras e testes gratuitos

17 fevereiro 2020 - 14h35Por Da Redação

A campanha anual de prevenção às IST (infecções Sexualmente Transmissíveis) que a Prefeitura de Dourados está realizando, desde o dia 6 deste mês, por meio do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, segue esta semana em pontos estratégicos e locais de aglomeração.

Nesta terça-feira (18), às 19 horas, os trabalhos iniciam com palestra sobre IST/Aids, na Fadir (Faculdade de Direito) da Universidade de Federal da Grande Dourados.

A parceria com a Universidade se estende para o dia 20, quando a equipe do SAE/CTA estará presente no campus com a oferta de testagem rápida para sífilis e HIV, durante os períodos matutino e vespertino. Serão oferecidos cerca de 100 testes por período e a equipe contará com a colaboração da Liga Acadêmica de Infectologia.

A ação será parte do roteiro de recepção aos novos acadêmicos e tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância da testagem, da prática do sexo seguro e dos meios de prevenção combinada.  

Ainda no dia 20, haverá distribuição de 400 kits com material educativo, preservativos e géis lubrificantes no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), durante o período da manhã.

No dia 21 de fevereiro as atividades serão no Posto da Base. Das 13h às 17h, a equipe do SAE/CTA estará concentrada no local realizando uma ação com caminhoneiros, dando orientações e fazendo a distribuição de materiais informativos, bem como, de preservativos e géis lubrificantes. Além disto, será feita a oferta de 80 testes rápidos de HIV e sífilis, com a utilização da van itinerante do CTA.

A campanha se encerra no dia 22 de fevereiro, sábado, na Praça Antônio João, onde serão oferecidos 100 testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação ocorrera no período manhã, das 07h30 às 13h30.

A divulgação de materiais informativos busca sensibilizar a população sexualmente ativa para a prática de sexo seguro, principalmente durante a folia do carnaval, momento onde há um aumento expressivo do número de parceiros eventuais.

Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids/Hepatites Virais explica que a intenção é prestar orientações das diversas formas de prevenção e cuidado, com finalidade de reduzir o número de casos e promover qualidade de vida e tratamento aos que já são convivem com diagnósticos. Ela diz ainda que a campanha de carnaval reforça um trabalho realizado em todo país, além de incentivar o uso do preservativo e atentar para importância da testagem.

O teste é sigiloso, rápido e oferecido gratuitamente. Em Dourados é realizado pelo Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais, órgão que também possui uma estrutura preparada para o tratamento em caso de diagnóstico.

Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão funciona de segunda à sexta, das 07h às 13h, na Rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-9150.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA MILITAR
Dois homens são presos por descumprir regras para o uso de tornozeleira eletrônica
ECONOMIA
Número de empregados com carteira chega a menor nível desde 2012
R$ 3 MIL
Empresa é multada por transporte ilegal de sucatas de baterias
96 ÓBITOS
Dourados registra morte por coronavírus pelo terceiro dia seguido
INTERNACIONAL
Cartunista argentino e criador da Mafalda, Quino morre aos 88 anos
SISTEMA DE SAÚDE
Macroregião de Campo Grande tem 77% dos leitos ocupados
FUTEBOL
São Paulo visita River em jogo decisivo para seguir na Libertadores
LEGISLATIVO
Deputados aprovam ocorrência de estado de calamidade em Coronel Sapucaia
PREVENÇÃO
Em fiscalização, polícia retira vários petrechos ilegais de pesca do rio Miranda
TEY CUÊ
Mulher é encontrada morta em Caarapó

Mais Lidas

REGIÃO
Homem que disse ter encontrado mulher morta volta atrás e confessa feminicídio
LAGUNA CARAPÃ
Homem sente falta de esposa, vai procurar e a encontra morta em poço
DOURADOS
Disputa pela prefeitura tem dois milionários e total de bens chega a R$ 13 milhões
CAPITAN BADO
Ataque de pistoleiros a veículo deixa dois mortos na fronteira