Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Campanha contra tuberculose e hanseníase começa em março

19 fevereiro 2020 - 12h50Por Da Redação

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março) e ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (celebrado no mês de janeiro), o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados, promoverá em março atividades e ações para mobilizar e incentivar o enfrentamento da tuberculose e da hanseníase como problema de saúde pública, alertando a população sobre essas doenças.

Durante a campanha, o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase de Dourados vai divulgar informações sobre as duas doenças para a população, realizar busca de casos entre grupos de maior vulnerabilidade (idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas e presidiários), além de intensificar a busca por pacientes sintomáticos respiratórios, através da realização do exame do escarro, e por pacientes sintomáticos dermatoneurológicos, através da avaliação da pele e do teste de sensibilidade em lesões suspeitas.

Em 2018, o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH) do município de Dourados foi contemplado com a implantação de uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose, o método TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose).

O Ministério da Saúde doou para o município de Dourados uma máquina conhecida como GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única amostra, fornecendo resultados dentro de 2 horas. Este moderno equipamento auxilia no incremento da qualidade do diagnóstico precoce da Tuberculose, proporcionando um tratamento mais eficaz.

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, negligenciada e tem causado grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes. Seus principais sintomas são tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais; perda de apetite, emagrecimento e cansaço; febre vespertina; sudorese noturna e dor torácica. A sua transmissão ocorre por meio de vias aéreas superiores (fala, tosse e espirro). Embora passível de prevenção, tratamento e mesmo de cura, a TB é doença infectocontagiosa, de distribuição universal, que se destaca por permanecer constituindo um importante problema de saúde pública mundial.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen e transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro). Mas, o contato deve ser próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. Seus principais sinais e sintomas são áreas da pele/manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterac?ões de sensibilidade térmica e/ou dolorosa, e/ou ao tato; áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para a dormência; e caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LEVANTAMENTO
Em uma semana, MS tem quase 500 novos casos notificados de Síndrome Respiratória Grave
BRASIL
Prazo de entrega da declaração do ITR acaba na quarta-feira
INMET
Virada do mês pode ter ‘calorão’ de até 45°C em Dourados
TRÁFICO
Laboratório de cocaína é fechado e polícia prende dois na fronteira
ECONOMIA
Após abrir o dia em queda, dólar fecha em alta cotado a R$ 5,63
REGIÃO
Após ignorar ordem para fim de “festinha”, dois são levados para delegacia
CAMPO GRANDE
Condenada por tráfico em SP é presa na Capital
EDUCAÇÃO
Retorno das aulas presenciais na rede estadual em MS pode ficar para 2021
POLÍTICA
Azambuja encerra quarentena e volta a despachar da governadoria após Covid-19
DOURADOS
Perto do fim do mandato de Délia, decreto estabelece contenção de despesas

Mais Lidas

ATO DE FÉ
Após vigílias em frente a hospital, família celebra 'milagre' por homem que caiu do telhado
CAMPO GRANDE
Gêmeos são executados dentro de quitinete
POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
DEODÁPOLIS
Homem morre ao bater moto de frente com caminhonete da patroa