Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Caminhada em Vila Vargas marca ações sociais de combate ao suicídio

15 setembro 2017 - 12h05

O projeto "Não Jogue com a Vida" desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Assistência Social e com parcerias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e Unigran, segue durante todo o mês de setembro. Na próxima segunda-feira, dia 18 de setembro, haverá uma palestra seguida de caminhada no Cras (Centro de Referência da Assistência Social) de Vila Vargas.

O objetivo das ações do projeto estruturado pela secretária de Assistência Social, Ledi Ferla, a pedido da prefeita Délia Razuk é a prevenção e combate ao suicídio.

A atividade em Vila Vargas terá início às 13h30 e haverá abordagem do tema por Sandro Toledo. Após isso, a caminhada é iniciada em frente ao Cras e segue até a unidade de saúde local.

Marcela Catelã da Silva, coordenadora pedagoga da Semas, cita que o intuito da ação diferenciada é impactar a população sobre o tema.

"Vamos às ruas para levar esse alerta. Pessoas com comportamentos depressivos precisam de ajuda e muitas vezes quem está ao redor não sabe lidar com a situação, é preciso desse debate", diz.

A coordenadora conta que os participantes do Cras e seus familiares levarão faixas e cartazes às ruas. A caminhada é aberta a participação da comunidade e quem preferir também poderá acompanhar de bicicleta.

Ledi Ferla destaca que a ação "é um diálogo fundamental com a sociedade com abordagem aos grupos de risco e com um alcance muito positivo, já que tem abrangido os participantes das nove unidades do Cras que cobrem 20 territórios no município de Dourados".

O projeto já ocorreu no Cras Central e no Cras Indígena e seguirá no mês de setembro com atividades nos Cras Cachoeirinha, Parque do Lago II e Jóquei Clube.

Setembro é o mês que marca a prevenção neste âmbito, pois foi instituído em 2003, o dia 10 deste mês como ‘Dia Mundial de Combate ao Suicídio’.

Segundo dados do CVV (Centro de Valorização da Vida), em média 25 brasileiros se suicidam por dia e de cada 30 pessoas, cinco já pensaram em se matar. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos, totalizando um milhão de mortes por ano, sendo que as tentativas ultrapassam 10 milhões. As mortes tem maior incidência entre homens, embora as tentativas sejam mais do universo feminino.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO GABRIEL
Jovem é presa ao pedir carona para transportar mochila com cocaína
CÓDIGO PENAL
Senado Federal aprova pena maior para crimes de racismo e homofobia
OPERAÇÃO SPARTACUS
Exército prende 2 pessoas, apreende 57 armas e 25 mil munições
POLÍTICA
Bolsonaro edita MP que isenta conta de luz para moradores do Amapá
NOVA ANDRADINA
Polícia Civil destrói 822 quilos de drogas no Vale do Ivinhema
REGIÃO
Startup-se Bioeconomia reúne jovens para identificar oportunidades
CAPITAL
Dependendo de moto para trabalhar, família tem veículo furtado
JUDICIÁRIO
STF adia decisão sobre remarcação de concursos por crença religiosa
Sobe para 41 o número de mortos em acidente no interior de São Paulo
UEMS
Thiago, de 21 anos, pesquisa as potencialidades da Guabiroba-verde

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Mulher esfaqueia ex após discussão em hotel no Centro de Dourados
DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
CRIME BÁRBARO
Suspeita de esquartejar e colocar corpo de namorado em malas se entrega à polícia
IMPROBIDADE
Caso de vereador que perdeu mandato em Dourados tem desfecho no STJ