quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
LEGISLATIVO

Câmara de Dourados entrega homenagens nesta segunda-feira

22 novembro 2019 - 14h35Por Da Redação

A Câmara de Dourados realiza nesta segunda-feira (25), às 18h, sessão solene de entrega do prêmio Marçal de Souza Tupã'Y, que é destinado à pessoa que tenha se destacado na produção jornalística, artística, literária ou científica com temas voltados à problemática indígena.

Também será realizada a 1ª edição do Diploma Zumbi dos Palmares, concedido a personalidades ou entidades que tenham oferecido contribuição relevante, reconhecida e pública atuação em prol da comunidade negra.

A educadora Fabiana Assis Fernandes será a homenageada com o prêmio Marçal de Souza Tupã'Y. Natural de Dourados, ela atua nas áreas de produção e gestão cultural, arte-educação e produção audiovisual intercultural no município desde 2008. É fundadora da Rede Cultural e Ecológica Casa dos Ventos e promove ações sócio-educativas de artes integradas e colaborativas no Estado, além de ser colaboradora da Cátedra da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)/UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, membro do Fórum de Cultura de Dourados e do GT (Grupo de Trabalho) de Pa trimônio Cultural Indígena de MS, instituído pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O Diploma Zumbi dos Palmares terá cinco categorias, sendo um homenageado para cada uma delas. O Instituto Cultural Malungo de Capoeira, que tem o objetivo de coordenar ações de inclusão social, por intermédio da arte e cultura, tendo a capoeira como instrumento de educação para a cidadania, com foco no resgate histórico das matrizes africanas, será conferido na área Cultural.

Na área da Política, a homenagem será concedida a Luhara de Souza Arguelho, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento de Direitos dos Afro-brasileiros (Comafro).

O projeto SER (Subjetividade, Educação e Representatividade), que tem o intuito de promover formações continuadas para professores e educadores e diálogo com alunos e sociedade sobre Relações Raciais e Diversidade, será homenageado na categoria Social.

A educadora Maria José de Jesus Alves Cordeiro, homenageada na área Educacional, é graduada em Pedagogia e mestre/doutora na área de Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero, Raça e Etnia (GEPEGRE/CNPq/UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia (CEPEGRE/UEMS) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB) e do Coletivo de Mulheres Negras “Raimunda Luzia de Brito” (CMNEGRAS/MS).

Na área religiosa, o diploma será conferido a professora e cantora Izabel Cristina de Oliveira. A homenageada é colaboradora e participante do Grupo Afro-Axé, sendo organizadora das celebrações Afro-Axé da Igreja Católica, desde 2002, e integrante do grupo “Divina Providência” da Comunidade Santo Antônio na Paróquia Santa Terezinha. Ela ainda é apresentadora do concurso Beleza Negra Dourados MS e do Encontro Cacheia Dourados 2019.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional
58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira
DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira
SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

UNIGRAN

Egressos de Arquitetura e Urbanismo ganham premiação estadual

PLANALTO

Lula e Macron devem debater hoje acordo com Mercosul

FERIADO

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

DESCAMINHO

Polícia recupera veículo roubado com cigarros contrabandeados 

COTAÇÃO

Confira os preços do agronegócio em Dourados nesta quinta-feira

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta