Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Câmara de Dourados elege nova Mesa Diretora no sábado

10 fevereiro 2011 - 08h20

A Câmara de Vereadores de Dourados vai realizar no próximo sábado, às 19 horas, sessão extraordinária para eleger os novos membros da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2011/12. A sessão extra foi convocada na tarde de ontem pelo presidente interino Dirceu Longhi (PT).
Inicialmente, a previsão era de que a eleição acontecesse amanhã.
 
No entanto, segundo Longhi, o regimento interno da Casa determina que todas as sessões extraordinárias precisam ser convocadas com pelo menos 72 horas de antecedência, fato que acabou resultando na transferência da eleição para sábado.
O regimento também prevê que sessão extra só pode ser realizada caso a convocação tenha a assinatura de pelo menos quatro vereadores. Segundo o presidente, até o final da tarde, sete vereadores haviam assinado o documento.
“Todos os vereadores conversaram muito durante o decorrer desta semana sobre a data da eleição da Mesa. Diante da eminente antecipação da posse do prefeito eleito, achamos coerente definir ainda nesta semana a escolha dos membros da mesa. Por isso, seguindo a determinação da Justiça, a Câmara vai realizar uma sessão extraordinária no sábado para eleger a nova diretoria”, disse Longhi.

ELEIÇÃO

A eleição da Mesa Diretora vai acontecer depois que liminar impetrada pela prefeita interina Délia Razuk (PMDB), que impedia o processo previsto para o fim do ano passado, foi cassada pelo juiz da 6ª Vara Cível José Domingues Filho.
Com mandado de segurança, Délia requeria também que fosse confirmado mandato de dois anos no exercício da presidência da Câmara ou, alternativamente, que fosse autorizada sua inscrição e direito de concorrer às eventuais eleições para nova mesa diretora, para o mesmo cargo.
O juiz considerou improcedentes os pedidos da prefeita interina, entendendo que eles contrariam a Lei Orgânica e o Regimento Interno da Câmara Municipal. Ele coloca ainda que a “Carta Própria repugna ao vedar extensão do mandato ou recondução no mesmo cargo da Mesa Diretora da Câmara Municipal, na mesma legislatura, independentemente da natureza da vacância geradora de nova eleição”. Com isso, Délia não tem direito ao mandato de dois anos ou à recandidatura para o mesmo cargo.
Délia Razuk foi eleita presidente da Câmara em setembro do ano passado, em virtude da prisão de nove dos 12 vereadores da Câmara de Dourados, inclusive os quatro membros da Mesa, indiciados pela Polícia Federal acusados de participar de esquema de desvio de recursos públicos.

A MESA

Na Câmara, articulações apontam que a presidência da Mesa deverá ficar com o vereador Idenor Machado (DEM), que foi efetivado com a renúncia do ex-presidente Sidlei Alves (DEM); a vice-presidência ficaria com Gino Ferreira (DEM); primeira-secretaria com Dirceu Longhi e segunda-secretaria com Delia Razuk.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem morre após bater motocicleta na traseira de caminhonete
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
SAÚDE
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
BATAGUASSU
Ex-marido descarrega revólver contra mulher que fica em estado grave
EDUCAÇÃO
Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
SAÚDE
Anvisa autoriza produto à base de cannabis em projeto com a Fiocruz
POLÍCIA
Suspeito de assassinar artista plástica em Campo Grande é morto pela polícia
Governo libera R$ 2,61 bilhões para as universidades federais
AQUIDAUANA
Quadrilha especializada em abigeato é presa enquanto dividia carcaça de vaca
REGIÃO
Barbosinha ressalta trabalho de Tereza Cristina ao prestigiar entrega de títulos

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor