Menu
Busca sábado, 25 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
MEIO AMBIENTE

Câmara de Dourados é apoiadora de ação ambiental inédita em MS

15 setembro 2014 - 08h13

A Câmara Municipal está entre as instituições apoiadoras da ação ambiental que celebrará no próximo domingo, dia 21 de setembro, em Dourados, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. O evento é realizado pela ONG americana “The Ocean Conservancy” em mais de 100 países, todos os anos, no terceiro fim de semana de setembro.

Em Dourados, o evento é organizado pelos servidores da Justiça Federal, que está mobilizando servidores, familiares, estagiários e diversos segmentos da sociedade para participar, das 8h às 13h, da atividade de educação ambiental. Trata-se de uma ação inédita em Mato Grosso do Sul e Dourados, segunda maior cidade do Estado, foi escolhida para sediar o evento.

O local escolhido para a ação é o córrego Laranja Doce, que nasce na Reserva Indígena de Dourados e segue margeando a zona urbana e rural da cidade, desaguando no rio Brilhante. Próximo às nascentes do córrego são facilmente encontrados plásticos, latinhas de bebida e lixo em geral. As atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias serão concentradas na sede do Grupo de Escoteiros Laranja Doce, no BNH 3° Plano.

Conforme o presidente da Câmara, vereador Idenor Machado (DEM), como não poderia ser diferente, a Câmara Municipal de Dourados está participando ativamente da ação. O vereador destaca que o Legislativo douradense cotidianamente tem voltado suas atenções para a defesa do meio ambiente, através da realização de palestras e audiências públicas e da participação de evento do gênero. “Trata-se de uma ação importante na defesa do meio ambiente. A Câmara tem participado ativamente de debates sobre o tema e faz questão de estar presente em um evento tão grandioso como esse do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, destacou.

O evento também terá uma atenção especial da Comissão de Meio Ambiente da Casa, formada pelos vereadores Madson Valente (DEM), Silas Zanata (PV), Alan Guedes (DEM), que estará in loco no evento para acompanhar e auxiliar nas atividades que serão desenvolvidas durante a ação ambiental.

O vereador Madson Valente, presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara Municipal, ressaltou o perfil educativo do evento. “A conscientização é a garantia da continuidade das espécies, e a participação dos jovens ratifica a responsabilidade de todos com a proteção ambiental, pois devemos cuidar com muito zelo, sobretudo, das áreas de preservação que temos no município”, destacou.

###ATIVIDADES
Para colaborar com a campanha de conscientização haverá oficinas de combate ao desperdício, de reciclagem, palestra sobre o descarte de resíduos e uso de produtos biodegradáveis. Durante a manhã, haverá brincadeira para crianças com um grupo de escoteiros, distribuição de material didático, oficina de bike turismo, stands de direito ambiental, doação de mudas para plantio, aferição de pressão arterial, stands recolhendo baterias usadas e ainda a palestra sobre agricultura e recursos hídricos – consequências da contaminação com agrotóxicos com a Embrapa e outra palestra com o ativista da Ong Divers for Sharks, Paulo Guilherme Pinguim.

Entre as oficinas de destaque estão as de uso racional do material de expediente, separação do lixo doméstico, compostagem de restos orgânicos, separação e destinação ideal dos materiais não orgânicos, orientação sobre utilização de tijolos ecológicos e uma de comédia stand up.

O resultado da ação não será apenas a limpeza do córrego e sim a conscientização ambiental da comunidade. “Vamos externar nossa preocupação ambiental em um ato concreto”, explica o juiz federal substituto, Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva, alertando para a necessidade de contagiar outras pessoas com a causa.



Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO
Mulher é autuada em R$ 5 mil por desmatamento ilegal em área protegida
ANEEL
Conta de energia continua com bandeira vermelha em outubro
CAPITAL
Haitiano invade delegacia, detona viatura e dá prejuízo de R$ 25 mil
Inova Unigran inicia o evento "Investimento & Startup" na terça-feira
GERAL
Inova Unigran inicia o evento "Investimento & Startup" na terça-feira
Mulher inventa roubo de carro alugado e acaba autuada ao registrar BO
REGIÃO
TJ/MS implementará 100% dos serviços presenciais no dia 18 de outubro
VIOLÊNCIA
Homem volta com foice após falhar ao tentar matar homem a tiros
EDUCAÇÃO
UEMS realiza palestra sobre 'Leitura e Literatura para bebês e crianças'
BATAYPORÃ
Polícia Civil prende mulher condenada por tráfico de drogas
BRASIL
Ministro anuncia dose de reforço contra Covid a profissionais de saúde

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado morto em casa por funcionária na Vila São Brás
RACISMO
Em SP, DJ Alok recorda exclusão de integrantes do 'Brô MCs' durante show em Dourados 
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
DOURADOS
Júri condena jovem que matou amiga com tiro na nuca e alegou 'acidente'