Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
POLÍTICA

Câmara de Dourados aprova criação do programa Farmácia Solidária

25 maio 2021 - 06h57Por Da Redação

Em segunda votação, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, dia 24 de maio, durante a 17ª sessão ordinária de 2021, o projeto de lei, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que prevê a implantação do programa Farmácia Solidária em Dourados.

A proposta, que segue agora para sanção do prefeito Alan Guedes (PP) tem objetivo de auxiliar no tratamento de saúde da população de baixa renda, principalmente crianças e idosos, por meio do acesso gratuito a medicamentos. A iniciativa consiste na arrecadação de sobras de medicamentos não vencidos junto à população e sua subsequente distribuição por meio da entrega de medicamentos gratuitamente, sob supervisão médica, após rigoroso controle de sua qualidade e prazo de validade.

Pela proposta, o programa será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através de parcerias com entidades, órgãos da sociedade civil, clubes de serviços, associações, médicos, indústrias farmacêuticas, hospitais e distribuidores de medicamentos, visando ampliar o atendimento e arrecadar os medicamentos. Conforme o projeto de lei, todo medicamento recebido em doação pelo Programa Farmácia Solidária passará obrigatoriamente por rigorosa triagem sob a responsabilidade de profissional farmacêutico, de acordo com o Manual de Boas Práticas Farmacêuticas e legislação pertinente, antes da sua distribuição.

Os pontos de coleta e distribuição dos medicamentos e equipamentos serão definidos conforme critérios adotados pela Secretaria Municipal da Saúde e a distribuição à população será feita mediante apresentação de receituário médico, emitido no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde) e comprovação de residência no Município de Dourados.

ÚNICA VOTAÇÃO

Já em única discussão e votação, a Câmara aprovou o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que veta parcialmente o Projeto de Lei nº 022/2021, de autoria do vereador Mauricio Lemes, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de dados dos Conselhos Municipais na página oficial da Prefeitura e da Câmara Municipal.    

1ª VOTAÇÃO

Já em primeira discussão e votação, os vereadores também aprovaram os quatro projetos de lei, de autoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), que institui e inclui no Calendário de Eventos do Município a Semana de Prevenção e Diagnóstico precoce da Catarata e Glaucoma; que denomina Rua Tito Romero de Castro (Assis Romero de Castro) a rua Projetada 21 JCA, localizada no Loteamento João Carneiro Alves I; que denomina rua Naná Alves de Souza (Lazara Alves de Souza), a rua Projetada A, no Loteamento Jardim Monte Líbano e Chácara 117 e o projeto de lei que denomina rua Jornalista Nicanor Coelho a rua 01, localizada no Loteamento Parque Industrial Londrina.

Em regime de urgência, a Casa aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que institui e inclui no Calendário de Eventos do Município o Dia Municipal do Imigrante, a ser comemorado anualmente no dia 25 de junho.

TRIBUNA LIVRE

A Tribuna Livre da Câmara foi ocupada na sessão desta segunda-feira pela assistente social da Comunidade Terapêutica Novo Olhar, Talita Rolim da Silva, que falou sobre o trabalho desenvolvido há 12 anos pela entidade no acolhimento dos dependentes químicos e seus familiares. O espaço também foi ocupado pela Presidente do Grupo de Apoio à Adoção de Dourados, Marli de Oliveira, que discorreu sobre as ações do Dia Nacional da Adoção, que é celebrado nesta terça-feira, 25 de maio.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 
REPESCAGEM
Vacinação continua nesta sexta com D1 para maiores de 18 anos no CCI 
Tereza Cristina testa positivo para a Covid e cancela agenda em MS
PANDEMIA
Tereza Cristina testa positivo para a Covid e cancela agenda em MS
FUTEBOL
Tite convoca a Seleção nesta sexta-feira para rodada tripla
AJUDA
Caixa paga 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em abril
REGIÃO
Lei cria programa de fomento à alfabetização no ensino público
TV DOURADOS NEWS
Sergio Nogueira fala sobre a situação dos venezuelanos e haitianos em Dourados
EDUCAÇÃO
Instituto Federal abre novo curso de pós-graduação em Nova Andradina
SÃO GABRIEL
Adolescente de 17 anos é apreendida com mais de 20 quilos de maconha
CNJ
Comitê Estadual de Saúde reúne-se hoje com transmissão pelo YouTube
ECONOMIA
Governador sanciona lei que reduz ICMS da energia elétrica

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO
Adolescentes desaparecidas na fronteira são localizadas
FRONTEIRA
Adolescentes brasileiras estão desaparecidas desde o último sábado
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
CRONOGRAMA
Questões técnicas atrasam obras e aeroporto de Dourados não abrirá esse ano