segunda, 09 de março de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Câmara analisa denúncia contra Isa Marcondes por invasão a sala de descanso e Coren-MS se manifesta

09 fevereiro 2026 - 13h03Por Cristina Nunes

A Procuradoria da Câmara Municipal de Dourados iniciou a análise técnica de uma denúncia coletiva protocolada na quinta-feira (5) por profissionais de saúde contra a vereadora Isa Marcondes (Republicanos), visando definir o rito regimental que o caso deverá seguir. 

Segundo informações obtidas pelo Dourados News com a assessoria da Casa, o assunto não consta na pauta das sessões ordinárias desta segunda-feira (9), uma vez que o corpo jurídico ainda avalia como a representação será tratada de acordo com o regimento interno. 

A denúncia em questão relata um episódio que teria ocorrido no dia 31 de janeiro deste ano, nas dependências da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Conforme o texto assinado por diversos servidores, a parlamentar teria acessado, sem autorização, o espaço de repouso destinado exclusivamente aos trabalhadores da unidade. 

A denúncia alega que a vereadora teria interrompido o descanso regulamentar da equipe e realizado gravações de imagens e vídeos dos profissionais sem o consentimento prévio deles. Os denunciantes argumentam que o ato teria violado a privacidade e a dignidade da categoria, gerando um ambiente de constrangimento e insegurança institucional.

Os profissionais que subscrevem a denúncia enfatizam que o serviço à população não teria sofrido interrupções durante o fato, devido ao sistema de revezamento que mantém parte da equipe em atividade enquanto outros usufruem do descanso legal. 

Diante da situação, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) emitiu nota de solidariedade aos profissionais da UPA, classificando a situação como uma humilhação. 

Em sua nota, o Coren-MS enfatizou que fiscalizar é um dever institucional, mas pontuou que “expor trabalhadores, constrangê-los ou violar espaços restritos não é fiscalização, é humilhação”. 

O órgão reforçou que "é inaceitável que profissionais em legítimo período de repouso, direito assegurado por lei e essencial à segurança assistencial, sejam expostos a abordagens invasivas, vexatória, a gravações não autorizadas ou narrativas que desconsideram a dinâmica real do trabalho em saúde".

"O descanso não é um privilégio, é condição mínima para garantir cuidado seguro, humanizado e contínuo", reforçou o órgão em nota.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários
COMPATÍVEL

Moradora de MS faz doação de medula óssea 13 anos após cadastro em rede de voluntários

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal
ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira
PRF

Suspeito de matar homem a facadas é preso em caminhão na fronteira

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras
DIA DA MULHER

Trabalho escravo contemporâneo afeta de maneira desproporcional mulheres negras

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma
CORUMBÁ

Com máscara do "Jason", homem é preso acusado de tentar sequestrar crianças ameaçando com arma

ESPORTE

Com mais 2 pódios, Brasil encerra Grand Prix de judô com 6 medalhas

DIA DA MULHER

Protestos contra a violência de gênero tomam o Brasil neste 8 de março

CNH DO BRASIL

Primeira habilitação pode ser solicitada por aplicativo oficial; veja como fazer

CALOR

Dourados está em alerta devido a sensação térmica de 35.2°C

VIOLÊNCIA

Lei que torna explícita a presunção absoluta de vulnerabilidade em casos de estupro, é sancionada

Mais Lidas

DOURADOS

Nova avenida vai margear Parque Arnulpho Fioravante com projeção de ligação à BR-163

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

DOURADOS

Ex-administrador de hospital é investigado por desvio milionário e tem bens sequestrados em operação

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

Morte de idosa em Dourados é investigada pela polícia após orientação médica