Jovens advogados e advogadas de Dourados e Itaporã se reuniram em happy hour com os professores universitários e advogados Ewerton Brito e Fabiana Corrêa, que encabeçam a Chapa 20 “OAB Independente e Atuante”, para ouvir as propostas voltadas à jovem advocacia atuante na Subseção Dourados/Itaporã. O encontro com os jovens aconteceu no espaço de confraternização São Judas Tadeus e foi marcado também pela interação e descontração de advogados e advogadas que sonham em recolocar a OAB Dourados/Itaporã no protagonismo dos grandes debates e na valorização da advocacia.
No encontro, Ewerton Brito ressaltou que a chapa 20 “OAB Independente e Atuante” é declaradamente de oposição à atual diretoria liderada pelo advogado Alexandre Mantovani e que tem como Secretário Geral o advogado Beto Teixeira. “A nossa gestão vai resgatar o trabalho que as diretorias anteriores realizaram em favor dos operadores do Direito que se iniciavam na profissão e daremos um fim a prática da atual diretoria de olhar apenas para aqueles que pertencem ao seu grupo político”, enfatiza Ewerton Brito.
Fabiana Corrêa ressaltou que a Chapa 20 “OAB Independente e Atuante” tem como meta a criação de projetos de inclusão do jovem advogado na OAB, inserindo o mesmo nas comissões constituídas e garantindo participação desses profissionais no cotidiano da 4ª Subseção. Ela apontou como exemplo de compromisso com os jovens o projeto “Happy Hour Jurídico”, criado para debater com jovens advogados desde assuntos básicos, como atendimento ao cliente, vestimenta, contratos, procurações, precificação de honorários, até temas mais complexos, porém em ambientes mais descontraídos.
Ewerton Brito falou sobre o “Projeto Padrinho”, onde o advogado e advogada recém formados poderão ter um advogado mais experiente para sanar dúvidas sobre diversos assuntos. “Hoje, o advogado e advogada que iniciam na carreira jurídica levam com eles uma série de dúvidas tanto em relação ao peticionamento quanto às peças que devem ser interpostas em cada situação”, explica Ewerton Brito. “Com o Projeto Padrinho, o jovem advogado terá a tranquilidade de ser orientado por alguém mais experiente e que saberá apontar o melhor caminho para o caso concreto”, completa o candidato da oposição.
Os candidatos da Chapa 20 falaram ainda sobre o Programa OAB/RH, onde os jovens advogados cadastram seus currículos e os escritórios que precisam de advogados também cadastrados, recebem estes currículos para ajudar a inserir o jovem no mercado de trabalho. Também foi detalhado o Projeto “Academia Legislativa – Disseminando Cidadania Fiscal”, que tem por objetivo fazer o acompanhamento dos trabalhos da Câmara Municipal, através de acadêmicos de Direito e de advogados. Além de proporcionar o ensino prático do Direito Administrativo e Constitucional aos acadêmicos, o projeto vai contribuir para desenvolver o senso crítico e formar novas lideranças.
Através do Projeto “Academia Legislativa”, os jovens advogados e acadêmicos acompanharão as reuniões da CCJ, mas sem interferência. O resultado das análises será publicado nas redes sociais para conhecimento do cidadão, com linguagem acessível e de fácil compreensão para que a população acompanhe de perto o que acontece em Dourados. “Essa iniciativa ajuda a mudar o conceito sobre política”, enfatiza Fabiana Corrêa. “As pessoas resistem a participar da política, mas ela tem impacto sobre nossa cidade e precisamos acompanhá-la, além de aspectos legais, a comissão também poderá avaliar aspectos éticos das iniciativas dos vereadores”, completa.
Outro destaque é o Projeto “Advogar e Empreender”, desenvolvido em conjunto com os braços assistencial e educacional CAAMS e ESAMS. A iniciativa tem como objetivo auxiliar jovens advogados com até cinco anos de inscrição na Ordem, no início da jornada profissional e voltado também aos demais advogados com mais tempo de carreira, mas que estão passando por dificuldades devido às várias mudanças e influências tecnológicas no mercado de trabalho. “Vamos ajudar onde o conhecimento e a tecnologia são importantes aliados nesse processo”, ressalta Ewerton Brito.
A Chapa 20 “OAB Independente e Atuante” também vai abrir a 4ª Subseção para os jovens advogados de Dourados e Itaporã, proporcionando totais condições para que eles possam desenvolver seus trabalhos e atender os clientes dentro da própria instituição. “Temos que ser receptivos ao jovem advogado, que precisa se sentir acolhido pela instituição que o representa”, defende Ewerton Brito. “Temos que olhar com atenção para aqueles que estão entrando no mercado ou que estão nele há pouco tempo e precisam de orientação, apoio e incentivo para seguir em frente”, finaliza o candidato da oposição Ewerton Brito.
Deixe seu Comentário
Leia Também

INMET emite dois alertas para Dourados e previsão indica chuva e queda de temperatura

Enem 2025: prorrogado prazo para pedir isenção da inscrição

O Ministério da Previdência Social alerta aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro
Golpista engana duas mulheres durante venda de motocicleta em rede social em Ponta Porã

Homem morre após confronto com a polícia em Campo Grande

Crédito do Trabalhador: Banco do Brasil ultrapassa marca de R$ 2 bilhões em empréstimos

Governo autoriza nomeação de mais de 4 mil aprovados no Concurso Nacional Unificado

Mulher é esfaqueada pelo marido após discussão em aldeia de Dourados

Agressor poderá ser monitorado eletronicamente em casos de violência doméstica

Acelerador Sirius desenvolve análise de rochas do pré-sal
Mais Lidas

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

Homem que morreu atingido por eucalipto em Dourados tinha 56 anos

Mulher é presa após esfaquear outras duas que bebiam com o seu marido em casa abandonada
