A segurança da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus – será reforçada no período em que o presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), estiver em Dourados para acompanhar o andamento dos trabalhos do Sisfron (Sistema de Monitoramento de Fronteira).
De acordo com a programação, a previsão é que Temer desembarque no aeroporto municipal Francisco de Matos Pereira pouco antes das 9h. Em seguida ele segue pela avenida Guaicurus até o quartel, onde participa das atividades.
As medidas de segurança serão restrita ao interior do forte para serviços de entrega ou visitas entre as 8h e 15h. Apenas pessoas credenciadas para o evento terão acesso ao local. O trânsito na via – que também dá acesso à Cidade Universitária, aeroporto, distritos e a região central de Dourados - não sofrerá interferência.
Na terça-feira (6), o ministro da Defesa, [Jaques Wagner](http://www.douradosnews.com.br/dourados/visita-do-ministro-da-defesa-para-conhecer-sisfron-e-cancelada-e-nao-ha-nova-data), que também era esperado em Dourados para conhecer o Sisfron, acabou suspendendo a visita devido agenda com a presidente da República Dilma Rousseff (PT) no exterior.
Eles viajaram para a Rússia, onde participam de reuniões dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
SISFRON
O Sisfron entrou e funcionamento em novembro do ano passado em Dourados, como piloto do projeto que visa monitorar toda a área de fronteira do país num investimento total previsto de R$ 12 bilhões com previsão inicial de implantação até 2017.
No Mato Grosso do Sul, os recursos consumidos foram de aproximadamente R$ 900 milhões, operando em 600 quilômetros da fronteira do Estado.
No sistema, uma central de comando e controle instalada na sede da Brigada Guaicurus monitora todas as ações ou operações desenvolvidas pelos militares na faixa de fronteira e gerencia possíveis ordens do comando para deslocamento de tropas, entre outras atividades de segurança.
Dezenas de caminhões estão equipados com salas modernas de monitoramento funcionam como unidades móveis de controle interligadas ao comando central. Operadores tem acesso a computadores que estão conectados não apenas a sala de monitoramento dentro da Brigada, como também a satélites que detalham posicionamento e produzem imagens mais amplas.
Os militares que trabalharão em ‘terra’, assim como aqueles que estarão em helicópteros, possuem equipamentos de câmera de última tecnologia e registram toda a ação. Esses dados são transmitidos ‘ao vivo’ para as centrais de monitoramento e comando que armazenam os dados para definir estratégias futuras ou para definir movimentações imediatas durante as operações, como perseguição a criminosos, por exemplo. São utilizados ainda radares e sensores que identificam movimentações suspeitas e também aeronaves não tripuladas.
Recentemente, adidos de embaixadas de 17 países estiveram no município para conhecer o funcionamento do Sisfron – [relembre aqui](http://www.douradosnews.com.br/dourados/adidos-de-22-paises-conhecem-o-projeto-sisfron-em-dourados).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Arquiteta é atropelada após cair de caminhonete em movimento e morre

Homem atira em vítima dentro de bar, erra alvo e vai preso horas depois

Mercado eleva previsão da inflação para 4,71% este ano

Jovem é flagrado com porções de maconha após abordagem em ponto de ônibus

Após três dias em cárcere, mulher foge pela janela e homem vai preso

Centro Cívico Pioneiros de Dourados renova diretoria para mais dois anos

Menina de 9 anos presenciou feminicídio da mãe e suicídio do pai em Eldorado

Carreta tomba e esparrama quase meia tonelada de drogas em rodovia

Financiamento de veículos cresce 12,8% no trimestre

Casal é encontrado morto e polícia trata caso como feminicídio seguido de suícidio
Mais Lidas

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

Pedreiro de 40 anos tem órgão genital mutilado pela ex-companheira
