domingo, 23 de janeiro de 2022
Dourados
38°max
24°min
Campo Grande
35°max
23°min
Três Lagoas
39°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Bombeiros apontam mais de 100 ocorrências de quedas de árvores em 15 dias

10 novembro 2020 - 07h52Por André Bento

Balanço divulgado pelo 2º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) no início da noite de segunda-feira (9) revela que houve mais de 100 ocorrências de quedas de árvores num intervalo de tempo inferior a 15 dias em Dourados, entre o final de outubro e esse início de novembro.

Somente no temporal de domingo (8) foram 47 solicitações de atendimento feitas pelo telefone de emergência 193. O estrago na cidade foi tão grande que mesmo somando esforços entre equipes de plantão e militares que estavam na folga, a corporação informa que os trabalhos de remoção das árvores e galhos prosseguem “sem previsão de término”.

Ao Dourados News, o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Marins, já havia detalhado que choveu 9 milímetros e foram registradas rajadas de vento localizadas, com velocidade estimada de 60 quilômetros por hora. Não houve feridos, mas pelo menos quatro casas foram parcialmente destelhadas e uma família desalojada.

As quedas de árvores provocaram estragos diversos: carros foram atingidos, ruas bloqueadas e a rede de distribuição de energia elétrica sofreu graves danos, ocasionando interrupção do fornecimento em regiões da cidade, segundo a Energisa, empresa concessionária do serviço. (confira)

Também no balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, é detalhado que no dia 26 de outubro foram atendidas 63 solicitações de atendimento por causa de quedas de árvores em Dourados.

Naquela data, o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste apurou 24.0 milímetros de chuva durante 1 hora e 28 minutos e registrou rajadas de vento com velocidade 46 quilômetros por hora às 7h25, classificadas como muito fortes.

Os danos foram tamanhos que a prefeita Délia Razuk (sem partido) decretou situação de emergência. Mas a limpeza pública do município tem sido feita por equipe própria e de convênio com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), já que o contrato de mais de R$ 100 milhões para terceirização do serviço acabou e nova licitação foi barrada pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) por indícios de irregularidades.

Porém, conforme o edital do processo licitatório, essa nova contratação era justificada justamente "diante da escassez de recursos humanos na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, habilitados a realizar de forma adequada os referidos serviços e da ausência de equipamentos necessários para tanto". (saiba mais)

Em 25 de julho de 2019, relatório diagnóstico apresentado na Câmara de Vereadores como Produto II do Plano Diretor de Arborização Urbana mostrou que ao menos 20% das árvores plantadas em Dourados tinham, já naquela época, necessidade de algum tipo de manejo relacionado à poda. (leia mais)

A informação foi tornada pública por uma das representantes da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura), contratada pelo município em novembro de 2018 via dispensa de licitação no valor de R$ 162.000,00 para execução dos produtos que irão compor o Plano Diretor de Arborização Urbana do município.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Junto a PMA, voluntários retiram 2 toneladas de lixo do rio Aquidauana
MS

Junto a PMA, voluntários retiram 2 toneladas de lixo do rio Aquidauana

Morador de rua que estava em calçada é atingido por carro durante acidente
CAPITAL

Morador de rua que estava em calçada é atingido por carro durante acidente

Traficante foge e polícia apreende maconha e skunk em carro
MS-289

Traficante foge e polícia apreende maconha e skunk em carro

Jovem morre após colidir moto em poste no centro da capital
CAMPO GRANDE

Jovem morre após colidir moto em poste no centro da capital

2ª designação de alunos da Reme acontece nesta segunda em Dourados
EDUCAÇÃO

2ª designação de alunos da Reme acontece nesta segunda em Dourados

ECONOMIA

IRPF: Receita abre amanhã consulta para lote residual de restituições

DOURADOS

Flagrado com escada, homem é preso por furto

CULINÁRIA LOCAL

Pesquisa da UEMS mostra chipa como fator de desenvolvimento local na fronteira

LEVARIA PARA O MT

Homem é preso por tráfico internacional de drogas na MS-164

DOURADOS

Homem é flagrado na tentativa de entrar com cocaína no Semiaberto

Mais Lidas

REGIÃO

Grave acidente deixa oito mortos em rodovia

DOURADOS

Morto em confronto, além de ser suspeito de morte de menor, tinha extensa ficha criminal

DOURADOS

Dois são flagrados com droga na PED

TRÁFICO DE DROGAS

Cocaína que saiu da região de fronteira do MS é interceptada em SP