segunda, 13 de abril de 2026
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ALDEIA JAGUAPIRU

Bebê indígena é a quinta vítima da Chikungunya em Dourados

25 março 2026 - 09h33Por Fabiane Dorta

Um bebê indígena de um mês de vida, morador da aldeia Jaguapiru, morreu na terça-feira, dia 24, vítima de Febre Chikungunya. É a quinta morte pela doença na Reserva de Dourados que passa por um surto de casos.

A criança estava internada no HU-UFGD/Ebserh (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Informações sobre as circunstâncias da morte ainda não foram divulgadas oficialmente.

A vítima é o segundo bebê que morre vítima da doença, outro que também faleceu tinha três meses. Além deles, morreram duas idosas de 60 e 62 anos e um idoso de 73 anos, todos moradores nas aldeias Jaguapiru e Bororó.

Informe Epidemiológico Diário de Monitoramento mais recente do Surto de Chikungunya na Reserva Indígena, elaborado pela Sala de Situação que une autoridades do município, Estado e União, aponta para 1,1 mil notificações somente entre as comunidades das aldeias, incluindo as que moram em áreas que abrangem as cidades de Dourados, Itaporã e Douradina.

Desses, são 545 casos confirmados, 491 em investigação e 157 descartados. Pelo menos 182 indígenas precisaram de atendimentos hospitalares e, entre os internados, sete tiveram resultados confirmados para a doença até o momento.

A maioria dos internados atualmente no HU-UFGD/Ebserh com suspeita da doença é de crianças indígenas. Antes do registro do falecimento, o hospital informou ao Dourados News que haviam 22 internações, sendo 19 indígenas, dos quais 18 eram menores.

Sete deles tinham diagnóstico positivo, dois casos foram descartados e outros 13 aguardavam resultado de exame laboratorial.

A unidade é referencia em encaminhamento de crianças com Febre Chikungunya nas aldeias. Os adultos são levados prioritariamente para o Hospital da Missão.

Na tarde de terça-feira, após reunião do Ministério da Saúde com dirigentes da rede hospitalar em Dourados, o HRD (Hospital Regional de Dourados) disponibilizou mais 15 leitos para receber pacientes, sendo 10 adultos e cinco pediátricos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prova do VI Concurso de Cartórios será realizada em nova data
TJ/MS

Prova do VI Concurso de Cartórios será realizada em nova data

Apreendidas 4 toneladas de drogas nas cidades de Juti e Caarapó
TRÁFICO

Apreendidas 4 toneladas de drogas nas cidades de Juti e Caarapó

Deputado Paulo Pimenta é o novo líder do governo na Câmara
POLÍTICA

Deputado Paulo Pimenta é o novo líder do governo na Câmara

Adolescente bate a cabeça ao saltar em rio e morre afogado
CASSILÂNDIA

Adolescente bate a cabeça ao saltar em rio e morre afogado

Lula lidera comitiva à Europa para encontros políticos e comerciais
BRASIL

Lula lidera comitiva à Europa para encontros políticos e comerciais

POLÍCIA

Ex é ouvido e liberado após morte de arquiteta que caiu na BR-163

EDUCAÇÃO

UEMS mapeia estudantes LGBTI+ para ampliar políticas de equidade

PARAGUAI

Operação apreende 200 toneladas de maconha na região de fronteira

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela 1ª vez em mais de 2 anos

GLÓRIA DE DOURADOS

Mau cheiro faz promotoria investigar poluição ambiental na região

Mais Lidas

CLIMA

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

FRONTEIRA 

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

CIDADÃO

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

PEDRO GOMES

Pedreiro de 40 anos tem órgão genital mutilado pela ex-companheira