O Programa DST/AIDS, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Dourados realizou no ano passado, 5058 consultas médicas para a população. O Programa tem como objetivo reduzir a incidência de infecção pelo HIV/Aids e de outras DSTs; através de diagnósticos, tratamentos e assistência em DST/HIV/Aids.
Atualmente, 1207 pessoas estão cadastradas no município, sendo que 321 com acompanhamento médico. Destes, 28 pacientes tem acima dos 60 anos, 10 são gestantes, 08 crianças e 04 são adolescentes. 57% é do sexo masculino. Hoje, a doença tem maior incidência em pessoas com idade de 20 a 40 anos.
No programa, o portador de DST e Aids recebe tratamento com acompanhamento mensal de uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, psicólogo e assistente social. Além disso, a equipe do programa faz visitas domiciliares e atividades educativas no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).
Além de passar por consultas médicas, o paciente tem acesso a exames laboratoriais de DST, anti HIV, VDRL e outros, para o diagnóstico de doenças como HIV/Aids, Herpes Genital, Condilomas, Hepatite B e C dentre outras feridas genitais e DSTs.
De acordo com a coordenadora do programa DST/AIDS, Berenice de Oliveira Machado de Souza além dos atendimentos também são realizadas palestras e distribuídos materiais educativos, preservativos, panfletos e esclarecimento de dúvidas para que a população possa saber mais do que é uma DST/AIDS. “As palestras educativas são muito importantes porque as pessoas que participam tiram dúvidas sobre as doenças e levam essas informações adquiridas para sua comunidade”, destacou.
Para os interessados em realizar algum tipo de exame ou participar de palestras devem procurar a sede do DST/AIDS em Dourados, sito a Rua dos Missionários, 420 - Vila Helena, ou através do telefone 3423-9150.