Nos últimos três meses, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou 15 bairros com o programa de Ações Compartilhadas, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida da população.
O programa mobiliza, no mesmo dia, na unidade de saúde do bairro escolhido, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Vigilância Sanitária, o setor de imunização, Vigilância Epidemiológica, o programa de hanseníase e tuberculose, DST/Aids e Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador).
De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, o programa começou em abril e já foi possível realizar 15 ações. Só no mês de abril foram realizadas ações compartilhadas em seis locais. Quatro em maio e cinco em junho. O objetivo é ampliar as ações até o final do ano.
Para este mês de julho já estão programadas ações nas unidades de saúde do Jardim Colibri, CSU, no Jardim Água Boa e na Chácara Caiuás.
Para Marcondes, o resultado tem sido bastante positivo porque leva para um único bairro e no mesmo dia, todas as ações de vigilância em saúde. Com isso cria-se uma proximidade de outros setores da prefeitura junto à atenção básica, dando o suporte necessário.
O diretor de Vigilância em Saúde explica que as ações também são uma oportunidade de levar até a população dos bairros os serviços que normalmente teria que buscar na prefeitura. Paralelo aos serviços, também são ministradas palestras educativas abordando diversos temas.
###BALANÇO
Só o CCZ visitou nos últimos três meses 15.003 lares, abordando ações de vigilância, não só referentes à dengue, mas fazendo monitoramento da leishmaniose. Também foram realizadas 18 palestras abordando educação e saúde.
Durante os três meses de ações compartilhadas, a Vigilância Sanitária fez apreensão de 629 kg de alimentos que estavam sendo comercializados de forma irregular. Também foram feitas 311 fiscalizações para liberação de alvarás e realizadas 27 palestras educativas.
O setor de imunização aplicou 1.034 doses de vacinas na população.
A Vigilância Epidemiológica realizou 101 apresentações de perfil epidemiológico regional, através de palestras; mais 101 capacitações de agentes de saúde para levar orientações às famílias sobre violência doméstica.
Foram feitas também 182 treinamentos para busca ativa de suspeitos de Tuberculose e Hanseníase.
O DST/Aids distribuiu durante as ações compartilhadas 7.500 preservativos diretos á população e mais 1.200 para estoque das unidades básicas, além realizar ações educativas com adolescentes em escolas e abordagens.
O Cerest realizou 82 capacitações de profissionais para notificação de agravos relacionados ao trabalho.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Delas Day 2026 traz palestrantes de renome nacional para inspirar público
Homem cai em rio após deslizamento de barranco em fazenda

DAC faz 7 diante do Bataguassu e assume a terceira posição no Estadual
Edital de Leilão
SEU BOLSOAbono PIS/Pasep fará primeiro pagamento nesta segunda
Edital de Citação

Hoje é ponto facultativo nas repartições públicas de Dourados

Baleado na fronteira morre antes de chegar ao hospital
Segunda-feira de sol com aumento de nebulosidade em Dourados
POLÍTICAProjeto aumenta pena de importunação sexual na frente de criança
Mais Lidas

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param
