As aulas em 20 Centros de Educação Infantil (Ceim’s) de Dourados começam nestasegunda-feira (dia 8), junto com as escolas das redes municipal e estadual. Já em sete unidades de educação infantil que passam por reformas e ampliações as aulas começam no dia 22 deste mês.
As unidades São Francisco (Vila Índio), Professor Bertilo (Jardim Colibri), Dalva Vera Martinez (Jóquei Clube), Professor Guilherme Silveira (Água Boa), Mário Kumagai (Novo Horizonte), Celso Almeida (Canaã I) e Irani Batista (Cachoeirinha) estão sendo reformados.
Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Clara Mariza de Oliveira, por causa do excesso de chuva as obras iniciadas durante as férias de dezembro atrasaram e por isso não será possível iniciar as atividades no dia 8. Alguns desses Ceim’s recebem novas salas e outros novos berçários, reforma de cozinha, lavanderia e parquinhos e criação de área coberta.
A diretora informou que o Ceim Helena Efigênia Pereira, localizado ao lado da Escola Municipal Antônia Cândida de Melo, no Parque das Nações, só deverá ser ativado em março.
Apesar de ter sido inaugurado na administração passada, o Ceim não foi colocado em funcionamento porque não tinha sido equipado. Nesta administração, um dos compromissos do prefeito Ari Artuzi (PDT) foi justamente colocar a estrutura em funcionamento. Entretanto, devido ao tempo de fechamento foi preciso fazer uma reforma no prédio para instalar os equipamentos. No local também está sendo construído um muro e um solário para o berçário – um espaço para que os bebês possam tomar sol.
No total, no município, tem 3.500 crianças com até cinco anos de idade matriculadas nos Ceim’s. Com as aberturas de novas salas de aulas nas unidades que passam por reformas e ampliações, além da entrega do Ceim do Parque das Nações, o município vai abrir mais 600 vagas. As matrículas
começam após o carnaval.
Em 2009, a administração municipal conseguiu disponibilizar 1.157 novas vagas nos Ceim’s, através de readequações e convênios firmados com entidades, igrejas e instituições privadas.