Uma Audiência Pública debaterá a intervenção na reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) no próximo dia 2 de março, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal. A ação será transmitida pelo canal oficial da Casa no YouTube.
Propositor do debate, o vereador Elias Ishy (PT) justifica o ato como uma forma de cobrar o governo federal, diante do que classifica como "postura autoritária em insistir na intervenção da universidade, desrespeitando mais uma vez a lista tríplice, gerando, assim, um prejuízo ao fomento da pesquisa e da educação, principalmente, quanto ao plano de desenvolvimento institucional e ao orçamento”.
Em nota divulgada no início de fevereiro, ele pediu a nomeação imediata dos reitores eleitos, Etienne Biasotto e Claudia Lima, baseado na legalidade e na decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, que determinou providências imediatas para que a lista fosse enviada ao Ministério, deixando evidente que não há mais um imbróglio jurídico quanto a situação.
Antes do envio do documento à imprensa, o vereador e os professores envolvidos também se reuniram com o prefeito Alan Guedes (PP), onde puderam cobrar o compromisso para restabelecer o diálogo e a democracia no processo eleitoral, inclusive, fazendo a exigência ao atual Ministro, Milton Ribeiro.
Vale lembrar que Ishy e o prefeito, então vereador em 2019, assinaram uma carta endereçada à presidência da república, em apoio a nomeação dos eleitos, respeitando a legitimidade da lista tríplice.
O parlamentar abre o debate de interesse público, assim como fez em 2017 sobre o "Orçamento Público e Função Social da UEMS" - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. “O ato em defesa da universidade pública deve ser de toda a bancada política de Mato Grosso do Sul”, finaliza o vereador chamando a responsabilidade dos representantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia usa drone para achar e prender suspeito de planejar morte de policial
Covid-19: Moderna confirma 13 milhões de doses da vacina para o Brasil

Motorista que saiu de MS é preso com cocaína em Minas Gerais
TJ/MS divulga resultado da prova de sentença do Concurso da Magistratura

GPS e drone descobrem área de vegetação desmatada ilegalmente
Lances de mão na bola terão novas regras; entenda o que muda
BATAGUASSUHomem é encontrado morto com tiros na cabeça em área de pasto

Agesul interdita parcialmente ponte na MS-243, na região do Nabileque
Bombeiros suspendem buscas por homem desaparecido há 12 dias em fazenda
PAGAMENTOGuedes diz que governo antecipará 13º de idosos e dos 'mais frágeis'
Mais Lidas

Casal é assassinado na fronteira e corpos são deixados um ao lado do outro

Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados

Guarda municipal de Dourados condenado por tráfico em SP é demitido
