As ações do "Dezembro Vermelho" começam nesta sexta-feira (29) em Dourados com a realização de uma blitz informativa e educativa direcionada aos motoristas na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-163, a partir das 7h30.
A campanha vem sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e tem como tema o título “Mais amor, menos preconceito”.
Aurenita Barbosa, enfermeira e coordenadora do programa lembra que no sábado (30) acontece na Praça Antônio João das 08h às 13h, a campanha “Fique Sabendo”. Na oportunidade, serão distribuídos materiais informativos, educativos, preservativos, realização de testes rápido para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.
Além das ações na Praça Antônio João, a campanha “Fique Sabendo” marca presença no Clube Ubiratan, no domingo (1). Também nesta ocasião serão oferecidos serviços com o objetivo de atrair a atenção do público para o tema através da oferta de serviços e exames.
No dia 5 de dezembro, a partir das 8h, a campanha estará na Casa de Recuperação “Novo Olhar”, com realização de aproximadamente 70 testes rápidos para HIV, Hepatites Virais e Sífilis.
Aurenita destaca ainda que o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais conta com a parceria das Unidades de Saúde, sociedade civil, Rotary Clube, UFGD, Liga de Infectologia, Programa Viva Mulher, Unigran, Clube Ubiratã, entre outras entidades.
NOVOS CASOS
O Dourados News publicou ontem alguns dados do Programa Municipal IST/AIDS e Hepatites Virais que indicam 94 novos casos de HIV em Dourados entre os meses de janeiro a outubro de 2019. Somando com as demais 14 cidades atendidas pelo SAE (Serviço de Ambulatório Especializado) já são 121 novos casos no total.
PREVENÇÃO
A Lei Federal nº 13.504, de 07 de Novembro de 2017 e a Lei Municipal nº 4.172/2018 que institui o "Dezembro Vermelho", visam incorporar um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como, para fomento à assistência, à proteção e à promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, na perspectiva de se alcançar maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito e descriminação que ainda existe contra esse segmento populacional.
O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à Aids e todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população, durante este mês.