Todos os dias muitas pessoas precisam receber sangue, seja por conta de alguma doença ou acidente, por isso é necessário que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos para salvar essas vidas.
A Assistente Social do Hemocentro de Dourados, Rosa Fernandes, em entrevista ao site Itaporã Agora, tirou algumas dúvidas sobre a doação, confira:
Doar sangue é bom para saúde, emagrece ou engorda?
Resposta: Doar sangue não engorda nem emagrece, isso é um mito. E, para doar sangue, temos que estar saudáveis. É bom para a saúde e uma atitude que salva vidas.
É verdade que a pessoa que doa sangue uma vez tem que doar sempre?
Resposta: Não
Quais são os elementos do sangue que dão frações úteis para os bancos de sangue?
Resposta: Os componentes do sangue são Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, plasma e crioprecipitado. Todos os componentes são utilizados, conforme a necessidade do paciente.
Do ponto de vista laboratorial, como são separados esses quatro componentes?
Resposta: O fracionamento é feito conforme cada componente: após o descanso da bolsa coletada, a mesma é levada para centrifugação, para que o concentrado de hemácias seja separado do plasma por uma máquina chamada Extrator. Para se obter o concentrado de plaquetas, o plasma é centrifugado novamente e o processo de extração é realizado. O Crioprecipitado é obtido pelo plasma congelado.
Quanto tempo leva esse processo?
Resposta: De duas à duas horas e meia, dependendo de cada componente.
Quando e quais são feitos os testes na amostra de sangue?
Resposta: São feitos a Tipagem Sanguínea, Doenças de Chagas, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C, HIV I e II, HTLV e Hemoglobina S.
Como é feita a doação?
Resposta: É feito o cadastro do doador, uma pré-triagem, triagem clínica e, se tiver tudo bem nessas etapas, é feita a doação onde se coleta 450 ml de sangue e mais 45 ml para os exames.
Quanto tempo toma essa entrevista?
Resposta: Todo processo da doação de sangue demora, no mínimo, uma hora.
#COLETA DO SANGUE
Como se coleta o sangue para a doação?
Resposta: Punciona-se a veia do doador e o sangue passa para uma bolsa própria para esse procedimento. A bolsa é colocada em um aparelho chamado Hemomix, que faz a pesagem da mesma e mistura o sangue coletado com o anticoagulante. Após se coletar 450 ml, é feito o curativo no local da punção e orientações de como o doador deve proceder nesse dia.
Qual é o volume médio de sangue que uma pessoa tem no corpo?
Resposta: A mulher tem em torno de 8 ml por quilo de peso e o homem tem 9 ml por quilo de peso.
Quais são as pessoas que não podem ou não devem doar sangue?
Resposta: Não podem doar: Quem teve hepatite após 11 anos de idade; Doenças de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e tem relações sem uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas; pessoas que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas; pessoas infectadas com o vírus HIV e seus parceiros.
Devem aguardar para doar: quem fez transfusão de sangue; quem fez tatuagem, maquiagem definitiva e piercing; se submeteu à cirurgias; parto normal ou cesariana; dengue clássica ou hemorrágica; doença sexualmente transmissível; gripe; gestação; amamentação; medicação; acupuntura; tratamentos dentários; endoscopia; quem foi vacinado deve aguardar conforme cada tipo de vacina feita. O tempo de inaptidão depende de cada procedimento.
Quem pode doar: tem que ter entre 18 e 67 anos, sendo que o limite para a primeira doação é até 60 anos; menores de 16 e 17 anos podem doar desde que sejam acompanhados com seus representantes legais; deve pesar mais de 55 quilos; estar em boas condições de saúde; vir alimentado, evitando alimentos gordurosos no dia da doação; trazer documento de identidade oficial com foto; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumar 01 hora antes e após a doação;

Por que tatuagem e piercing impedem a doação?
Resposta: Porque não temos como saber se a pessoa fez o procedimento de forma segura, que não tenha risco de contaminação para ele.
Pessoas hipertensas podem doar sangue?
Resposta: Depende de como está a pressão arterial do mesmo no dia da doação e da medicação que ele usa, pois algumas impedem a doação
Existe alguma outra situação que impeça o indivíduo de doar sangue?
Resposta: Várias situações impedem a doação, principalmente se a pessoa não está saudável ou tem doenças crônicas.
Qual é o intervalo mínimo entre uma doação e outra?
Resposta: Para homem é de dois meses, sendo que pode doar até quatro vezes ao ano e a mulher é de três meses, sendo que pode doar até três vezes ao ano.
O que leva uma pessoa a doar sangue?
Resposta: Quando o mesmo é voluntário, pelo ato de solidariedade. Muitos doam pela primeira vez pela necessidade de algum familiar ou amigo.
Por que é importante doar sangue? Para que serve esse sangue doado?
Resposta: É importante para salvar vidas. O sangue doado é utilizado nos pacientes que fazem cirurgia ou em tratamento clínico.
O sangue doado tem sempre utilidade?
Resposta: Com certeza, todo sangue doado é utilizado, sendo que, às vezes, algumas tipagens são mais necessárias pela maior utilização.
Para maiores informações, podem entrar em contato conosco pelos telefones 3424-0400 e 3424-4192 ou por e-mail hemocentrodourados@hemosul.ms.gov.br e servicosocial.hrd@hemosul.ms.gov.br.
O Hemocentro fica na Rua Valdomiro de Souza, 295 Vila Industrial, ao lado do PAM e em frente à Escola do SESI. Horário de atendimento: 2ª à 6ª feira, das 6h30 às 12h.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MPMS participa de ação para garantir cidadania e reconhecimento à população trans em MS

Motorista de caminhão é condenado por importação e transporte de 913 quilos de agrotóxicos ilegais

Jogo no Irã há 10 anos faz campeão mundial ter entrada vetada nos EUA

Ministério da Saúde abre Consulta Pública para o novo Plano de Dados Abertos

Mulher paga antecipado por fogão anunciado na internet e é vítima de golpe em Dourados

"Primeiro, foi um choque. Depois, felicidade", diz árbitro que vai comandar a final da Copa do Mundo

Maquinários de obra são furtados de contêiner em bairro nobre de Dourados

Trabalhadores informais fazem novo ato contra programa Tolerância Zero

Trilha na Rocinha mostra Mata Atlântica e recuperação florestal no Rio

Terror, comédia e ação: confira a programação do cinema para este sábado em Dourados
Mais Lidas

Drone com equipamentos que abasteceriam a PED é interceptado

Advogado que recebeu 'título de cidadão' em Dourados é alvo de operação em SP

Contratos com empresa investigada pelo Gaeco na gestão anterior de Dourados chegam a R$ 13 milhões

