Na tarde deste domingo (14) foi realizado o lançamento oficial em Dourados, da CFE (Campanha da Fraternidade Ecumênica) 2016, no complexo esportivo Jorge Antônio Salomão ‘Jorjão’ localizado no Jardim Água Boa. O evento que aconteceria no Parque Ambiental Rego D’Água – Primo Fioravante Vicente, no bairro Jardim Água Boa, foi transferido para o local, segundo o bispo, Dom Henrique Lima, devido a uma previsão de chuva.
“Decidimos mudar pois havia uma previsão de chuva, e ainda bem que a fizemos pois está muito quente”, comentou o bispo.
A campanha foi lançada internacionalmente no dia 10 de fevereiro. O tema que será debatido e abordado neste ano é a ‘Casa Comum, nossa responsabilidade, já o lema bíblico será “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Será trabalhada a questão do direto de todos ao saneamento básico, cobrando dos governantes e legisladores, mais políticas públicas voltadas à melhoria do acesso a esses em todo o Brasil.
As 15h30 teve início das apresentações com louvores, em seguida as 16h 30 a celebração ecumênica realizada pelo bispo e também o presidente do conselho de pastores, Eugênio Lins. De acordo com o novo bispo Dourados, Dom Henrique Lima, a campanha é uma forma de conscientizar não apenas a população como também os demais órgãos da cidade pois a saúde é importante para todos.
"O objetivo é despertar na sociedade algumas coisas que estão prejudicando a como o saneamento básico, lixo, a poluição de alguns rios e nascentes, a poluição industrial e de veículos", disse o bispo.
Segundo Dom Henrique, durante todo o ano serão realizadas várias ações, dentre elas um passeio ciclístico. As atividades já estão sendo estudadas pelas pastorais há algum tempo.
“Serão realizadas ações durante todo o ano, com entrega de panfletos educativos, passeios ciclísticos, chamando a população para abraçar a causa. Tudo é com parceria do poder público, para que possamos conscientizar cada cidadão que isso irá fazer o bem para a natureza”, complementou Dom Henrique.
Para o pastor Eugênio, o tema deste ano abrange a todos independente de religião ou crença, pois tem a ver com a saúde e falta de saneamento básico, e conta que as pastorais evangélicas assim como as católicas irão trabalhar o tema.
“Vamos trabalhar em conjunto em atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano, assim como também vamos trabalhar o tema dentro das pastorais evangélicas de maneira que possamos conscientizar todos”, contou o pastor.
Entre os que participaram da celebração está a salgadeira Lúcia Bairro Benites,51, que participa pela primeira vez. Ela conta que o tema é importante pois atualmente os problemas de falta de saneamento básico e cuidado das pessoas podem trazer problemas de saúde grave como a causadas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, Febre Chikungunya e Zika-Vírus).
“Esse é o primeiro ano que participo e para mim é muito importante o tema que será debatido, as pessoas precisam se conscientizar que não é só combater a dengue, a prioridade é a nossa saúde e isso envolve todo tipo de limpeza em nossas casas e quintais”, disse a mulher.
Já a professora aposentada, Domingas Rosana Silva, 65, assim como o cuidado com a saúde o respeito com o meio ambiente é importante, e as pessoas devem descartar o lixo da maneira correta.
“A conscientização é importante até porque temos que colaborar em não deixar lixo nos quintais e água parada, por causa da dengue. O cuidado com o meio ambiente, em dar o destino correto para o lixo como os que podem ser reciclados é muito importante e espero que o que for passado para as pessoas que seja colocado em prática, não fique apenas na ação”, enfatizou a professora.
Após o lançamento todas as paróquias da Diocese vão trabalhar o tema à sua maneira. Algumas através de abordagens de orientação e entrega de materiais informativos.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Homem é encontrado morto em varanda de residência

MS terá "pacote" de obras de R$ 376 milhões para pavimentação e restauração de estradas
Inep abre novo prazo para candidatos com Covid pedirem reaplicação do Enem 2020
MINISTRO DA SAÚDEPazuello diz que começa a distribuir vacinas às 7h de segunda-feira para todos os estados
CORONAVÍRUSDistribuição de vacina será acompanhada pelas forças de segurança federais e estadual
Proibição de corte no fornecimento de água segue até o fim de janeiro na capital
SEU BOLSOÓrgãos de proteção alertam consumidor sobre compra de material escolar

Permanece alta taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19 em Dourados

Primeira etapa de pré-matrícula da Reme vai até quinta-feira
Denúncia anônima pelo 181 da PM ajuda no combate de crimes
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
