Na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Alan Guedes informou via redes sociais, que a pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, está homologada. Trata-se da documentação via Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Ministério da Aeronáutica, que era aguardada desde julho, como mostrado pelo Dourados News -relembre aqui-.
Nas redes, Guedes aparece no interior de um avião diz ter ‘testado’ a pista. Ele afirma que as documentações foram finalizadas, mas não cita prazos para aeródromo voltar a operacionalizar voos.
“Em menos de 60 dias depois do aeroporto voltar para gestão da prefeitura, passamos para Infraero estivemos na Anac e cumprimos as exigências, a pista está homologada, já realizamos o primeiro pouso, uma conquista muito grande para cidade”, aponta.
O Dourados News tentou contato com a administração do Aeroporto para mais detalhes sobre as novas definições, porém até o fechamento desta reportagem não obteve retorno. O espaço segue aberto.
Como mostrado anteriormente, há cerca de 60 dias, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construções) do Exército Brasileiro entregou as obras da pista, após mais três anos de execução.
Após o fato, a diretora da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, havia informado que a Anac havia analisado o local e solicitado ‘pequenas correções’ na pista.
Na época, além da liberação da pista para pousos e decolagens, a diretora da Agetran tinha detalhado ainda que a administração municipal aguardava a aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção Aeroportuária junto ao Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), o que aconteceu semanas depois.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira está fechado para pousos e decolagens desde maio de 2021, quando o 9ºBEC passou a trabalhar na chamada ‘Operação Dourados’.
Vale recordar que depois de corrigidos os detalhes e finalizadas todas as aprovações dos órgãos de segurança aeroportuária, começa uma outra ‘corrida’ que é a de atrair novamente companhias aéreas para atuarem a partir de Dourados para outras cidades brasileiras.
Antes do fechamento, Azul e Gol atuavam no município. A primeira, já se manifestou pela retomada das operações no local.
O Governo do Estado está responsável pela construção do novo receptivo no local, o qual ainda não possui prazos concretos para ficar pronto. Até isso ocorrer, o Aeroporto quando voltar a funcionar, vai contar com a estrutura antiga.