Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
PANDEMIA

Após pico em junho, Dourados tem queda na média de novos casos de Covid-19

10 agosto 2020 - 15h56Por Wender Carbonari

A média semanal de confirmações de novos casos de coronavírus (Covid-19) vem registrando queda em Dourados nas últimas semanas desde que a cidade vivenciou um pico de notificações entre os dias 16 e 22 de junho, quando a média diária chegou a 91 novos testes positivos, a mais alta desde o início do período de pandemia.

Nesta semana que passou, já em agosto, tendo como referência o dia 4 até esta segunda-feira (10/8), a média de confirmados foi de 30,8 novos casos diários. Este tipo de cálculo é conhecido como ‘média móvel’, ferramenta considerada efetiva por epidemiologistas em estudos voltados a medição do comportamento de doenças transmissíveis. 

O Dourados News realizou o levantamento das médias móveis das últimas dez semanas transpassadas na cidade de Dourados, com base em dados disponibilizados diariamente por meio de boletins epidemiológicos municipal e estadual. 

Apesar da baixa registrada na comparação com as médias registradas nas quatro semanas de junho, comportamento repetido em julho, a média móvel voltou a subir nesta primeira semana de agosto, chegando a 30,8. Entre 28 de julho de 3 de agosto foi de 28,5 novos casos diários, menor taxa entre as dez semanas selecionadas.  Alta que corresponde a 8% na comparação entre as duas semanas mais recentes.

Crédito: Wender Carbonari/Dourados News

Por meio desta ferramenta é possível observar que o mês recordista em média diária de confirmações, em junho, foi sucedido pelo mês considerado mais letal do coronavírus em Dourados. Em julho aconteceu 29 das 63 mortes registradas na cidade. 

Com a queda na média móvel, a tendência é que a quantidade de casos recuperados da Covid-19 aumente em relação ao grupo de pessoas que estão em isolamento domiciliar ou internadas em leitos hospitalares. 

Situação endêmica 

Como já divulgado no Dourados News, Dourados chegou a 4.618 confirmações de coronavírus. No entanto, os casos ativos da doença são 453 entre pacientes internados ou em isolamento domiciliar. 

Em todo o Estado são 26.056 recuperados e 4.644 estão em isolamento domiciliar. Ainda há 519 pessoas hospitalizadas, 280 em leitos clínicos e 239 em UTI. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Brasil registra 739 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas
POLÍCIA
Adolescente de 17 anos estupra criança de seis em Laguna Carapã
BRASIL
Mourão defende que dados de queimadas passem por 'ajustes e correções'
REGIÃO
Homem descumpre medida protetiva, persegue a ex pela internet e vai preso
BRASIL
Barroso defende trabalho da imprensa no combate à desinformação
DADOS
Pandemia do coronavírus reduz em 50% doações de medula óssea em MS
POLÍCIA
Dois ficam feridos em acidente na MS-134
TURISMO
Governo federal regulamenta turismo de trilhas no Brasil
RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
PARANAÍBA
Homem quebra móveis, bate na mulher e vai preso

Mais Lidas

PERIGO POTENCIAL
Vendaval pode atingir Dourados e outras 35 cidades de MS, segundo alerta do Inmet
DOURADOS
Mulher estaciona em vaga preferencial e é xingada por médico
ELEIÇÕES 2020
Convenções chegam ao fim e sete nomes são lançados à prefeitura de Dourados
FRONTEIRA
Estudante morre após procedimento estético em clínica clandestina