Após quatro anos e meio sem voos comerciais, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, retomou oficialmente suas operações e já registra números expressivos. De acordo com dados da Prefeitura, 3.184 passageiros foram transportados no primeiro mês de atividades da Latam Airline, que iniciou os voos regulares no dia 8 de setembro.
A aeronave utilizada é um Airbus A319, com capacidade para 144 passageiros. No período, foram realizados 13 voos partindo de Dourados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, transportando 1.664 pessoas, e outros 13 voos chegando ao município, trazendo 1.520 passageiros. A ocupação média das aeronaves foi de 128 pessoas, e o recorde foi registrado na última segunda-feira (6), quando 136 assentos estavam ocupados.
Os voos comerciais operam atualmente três vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, com aterrissagem às 8h40 e decolagem às 9h20.
Para o prefeito Marçal Filho, os resultados do primeiro mês comprovam o potencial de Dourados e região no setor aéreo. “Os números do primeiro mês, mesmo com voos apenas 3 dias na semana, comprovam o potencial de Dourados e região para a aviação comercial e outras empresas aéreas estão de olho nesse mercado”, analisa o prefeito. “Com essa taxa de ocupação, a Latam terá que decidir se passa a operar de segunda a sexta-feira ou se abrirá espaço para que outras empresas atuem em nossa cidade”, completa.
Marçal Filho lembra que a reativação do aeroporto era uma das principais demandas do setor produtivo local. “Toda vez que recebia algum grupo empresarial no gabinete, para discutir investimentos no município, a pergunta era sempre a mesma: quando o aeroporto vai receber voos comerciais? Quando tomamos posse, já na primeira semana de governo, iniciamos os trabalhos para reabrir o aeroporto que estava fechado há quatro anos e retomar os voos comerciais, portanto os 3.184 passageiros transportados em apenas um mês comprovam o quanto Dourados precisava do seu aeroporto atuante”, destaca.
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira estava fechado desde maio de 2021, quando começaram as obras de reforma e ampliação da pista, executadas pelo 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro. A previsão inicial era de conclusão em novembro do mesmo ano, mas o cronograma foi adiado diversas vezes por problemas de drenagem, chuvas intensas e novas exigências técnicas.
A homologação final ocorreu apenas em julho de 2024, após inspeções da Força Aérea Brasileira (FAB). No entanto, irregularidades nos equipamentos ainda atrasaram a liberação definitiva para voos comerciais. Durante esse período, Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, ficou sem ligação aérea, obrigando os moradores a se deslocarem até Campo Grande ou Ponta Porã para embarcar em voos.
A partir desta quinta-feira (9), os passageiros que desembarcarem em Dourados serão recebidos com um painel de quase 50 metros, instalado estrategicamente na área que separa a taxiway das obras do novo Terminal de Passageiros, reafirmando o cuidado da cidade com as pessoas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cruzeiro empata com Flu e perde chance de colocar pressão nos líderes

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

Enem 2025: entenda quem pode solicitar a reaplicação das provas
Padre e mais 2 pessoas morrem em desabamento em Salvador

Suíça anuncia doação de R$ 33 milhões para Fundo Amazônia
Mulher é esfaqueada pelo marido em conveniência e segue em estado grave

Motociclista morre em acidente na MS-306 durante passeio com amigos

Tema da redação do Enem ajuda a debater etarismo, dizem professores

Comissão vai investigar causas de rompimento de reservatório na PB
Mais Lidas

Loja de equipamentos eletrônicos tem porta estourada na região central

Bairros de Dourados recebem investimento de R$ 4 milhões em infraestrutura

Homem morre em acidente entre Dourados e Indápolis

Aeronave utilizada é um Airbus A319 - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News/Arquivo