sexta, 08 de novembro de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
DOURADOS

Escorpiões e serpentes são responsáveis por quase 80% dos acidentes com animais peçonhentos

07 janeiro 2020 - 12h20Por André Bento

O Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados divulgou alerta sobre os riscos de acidentes com animais peçonhentos, mais comuns sobretudo em época chuvosa e quente de verão. Ao longo de 2019, foram 57 ocorrências no município, a maioria com cobras.

Em boletim informativo enviado ao Dourados News, o enfermeiro Edvan Marcelo M. Marques e o farmacêutico Emerson Eduardo Correa detalham que no ano passado houve oito acidentes com aranhas, 21 com escorpiões, 23 com serpentes - os dois juntos somam quase 80% dos casos -, um com abelhas, e quatro com lagartas.

Ao todo, foram utilizados 184 frascos de soros antipeçonhas para os diversos casos atendidos, notificados e tratados pelo Núcleo Municipal de Imunização por meio das Unidades Sentinelas, hospitais e UPA 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento).

Segundo os profissionais da área, em caso de acidente com animais peçonhentos deve-se procurar atendimento médico imediatamente. “Em Dourados, dispomos do Hospital da Vida e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA para esses tipos de atendimentos, ambos com serviços 24hs. Além é claro do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, através do número 192, em casos que necessitem de atendimento in loco”, detalham.

O boletim informativo ressalva que caso atrase o atendimento médico, a vítima do acidente deve lavar o local da picada com água e sabão (exceto em acidentes por águas vivas ou caravelas), manter em repouso e membro acometido elevado até a chegada ao pronto socorro.

“Em acidentes nas extremidades do corpo (braços, mãos, pernas e pés), retire acessórios que podem piorar o quadro clínico, como anéis, fitas amarradas e calçados; nunca amarre ou faça torniquete no membro acometido e, nunca sugue, corte e/ou aplique substâncias estranhas (pó de café, álcool, entre outros) no local da picada”, alertam.

A recomendação prevê ainda que “apenas em acidentes com águas-vivas e caravelas, pode-se utilizar pacotes fechados de gelo envoltos em panos, para alívio da dor”, e “não usar água doce para lavar o local da lesão, nem para aplicar compressas geladas, pois pode piorar o quadro do envenenamento”.

“O vinagre pode ser usado na inativação de tentáculos aderidos à pele. A remoção deve ser feita de forma cuidadosa, com pinça ou lâmina. Procure assistência médica para avaliação clínica e, se necessário, tratamento complementar, informe ao profissional de saúde o máximo de características do animal, como: tipo, cor, tamanho, entre outras. Se possível tire uma foto do animal, para auxiliar na identificação do animal causador do acidente, no diagnóstico e melhor escolha de tratamento”, acrescentam.

Para evitar acidentes com animais peçonhentos terrestres, o Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados recomenda utilizar botas de cano alto e perneiras em atividades em áreas de matas, como trilhas, e não colocar as mãos em tocas, frestas, buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, em montes de lenha ou entre pedras. Indica ainda a utilização de instrumento de proteção (luvas, enxadas, cabo de vassoura etc.) caso necessária a inspeção.

“Caso encontre colméias/vespeiros em áreas sob risco de acidente, contate a autoridade local competente para a remoção; inspecione roupas, calçados, toalhas de banho e rosto, roupas de cama, pano de chão e tapetes antes de usá-los e evite pendurar roupas fora dos armários”, elencam.

Também há recomendação para afastar camas e berços das paredes e antes de dormir, inspecionar os cômodos da casa, principalmente camas, locais escuros, para verificar a presença de aranhas ou escorpiões, pois a noite estes animais são mais ativos, e em caso de enchentes, evitar o contato com a água.

“Esteja sempre atento, pois serpentes podem estar se deslocando em busca de locais secos; mantenha ralos, frestas e instalações elétricas fechadas; acomode o lixo apropriadamente, evitando o aparecimento de baratas, que servem de alimento para escorpiões; caso encontre animal peçonhento não o tocar, mesmo que pareça morto, avise ou procure as autoridades competentes como as polícias ambientais e agentes da saúde para remoção e orientações”, alertam os profissionais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA

Mulher é presa após furtar mercadorias de hipermercado em Dourados 

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha a R$ 5,73, à espera de cortes de gastos; Ibovespa cai

Morto em acidente entre caminhonete e carreta era gerente de fazendas
CHAPADÃO DO SUL

Morto em acidente entre caminhonete e carreta era gerente de fazendas

UEMS divulga Programação da Semana Integrada da Consciência Negra
EDUCAÇÃO

UEMS divulga Programação da Semana Integrada da Consciência Negra

CHAPADÃO DO SUL

Discussão entre casal acaba com mulher esfaqueada pelo marido

LEGISLATIVO DE MS

Ponte sobre córrego em Bandeirantes precisa de reforma urgente, diz Renato Câmara

POLÍCIA

Alegando dificuldades financeiras, casal é preso por tráfico de drogas

REGIÃO 

Tribunal de Justiça implanta Projeto Padrinho em Glória de Dourados

POLÍCIA

Autor de feminicídio tentado é preso na fronteira após denúncia

SETE QUEDAS

Interno que torturou e matou colega de cela é condenado a 30 anos

Mais Lidas

COXIM

Trabalhador rural vai à cidade comemorar aniversário e desaparece

DOURADOS

Jovem é levado em estado grave para o Hospital da Vida após acidente de trânsito

PORTO MORUMBI

Lancha utilizada para transporte de ilícitos é apreendida escondida em vegetação

PRESIDENTE VARGAS

Após furtar R$ 14 mil de supermercado em Fátima do Sul, grupo é preso em Dourados