quinta, 27 de janeiro de 2022
Dourados
33°max
24°min
Campo Grande
30°max
22°min
Três Lagoas
35°max
24°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CORDELTECA ITINERANTE

Apaixonada por cordéis, escritora de Dourados transforma Kombi para unir culturas

15 janeiro 2022 - 08h15Por Wender Carbonari

Em Dourados desde 1998, Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, 56, realizou um sonho, resultado de anos de experiência na área da educação. A professora e escritora inaugurou a primeira Cordelteca Itinerante do Estado, uma Kombi personalizada e adaptada para ‘transportar’ culturas nordestinas e sul-mato-grossenses. 

“Quando eu me aposentei, eu pensei em fundar uma Cordelteca, pelo fato de ser apaixonada por este gênero literário e querer que as pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive, visto que é um estilo tão maravilhoso, capaz de transmitir conhecimentos de forma simples e barata”, explicou a educadora ao Dourados News nesta semana.

A ideia nasceu após Aurineide ir morar em uma sitioca em Dourados há aproximadamente três anos, região distante da área central da cidade. Pensando em uma forma de levar e exibir seus cordéis em qualquer lugar que desejar ela fez empréstimos e comprou uma Kombi.

Com recursos adquiridos através de editais públicos, conseguiu reformar o veículo. Já a bonita e original decoração foi feita através da xilogravura do artista Jeferson Campos, de Natal (RN). 

A Cordelteca conquistou o primeiro lugar no Concurso de Poesia do Projeto Literário da Fetems – (Crédito: Simted Dourados)

“Eu disse a ele que queria representar o MS, já que o meu objetivo é unir nossas culturas. Portanto, os desenhos são de jacaré, onça, arara, tereré, indígenas, etc”, contou Aurineide, nascida em Catolé do Rocha, Estado do Paraíba e moradora em Mato Grosso do Sul desde os 18 anos de idade. 

Atualmente, a Cordelteca Itinerante conta com um acervo de aproximadamente 1.500 títulos clássicos e contemporâneos. São autores de toda parte do Brasil, além dos cordéis de autoria da própria Aurineide que somam 111 folhetos, cinco livros físicos e dois ‘E-books’.

Como o maior objetivo da professora paraibana é proporcionar a união das culturas dispersas pelo país, a maioria dos cordéis escritos pela Aurineide são referentes aos hábitos, culturas e imagens que caracterizam Mato Grosso do Sul. 

Atuando por muitos anos em escolas estaduais em Dourados, a professora percebeu que conteúdos considerados ‘entediantes’, passaram a ficar mais interessantes quando transformado em cordéis, que são folhetos contendo poemas populares escritos em forma de rima e por vezes acompanhados de ilustrações. 

Os cordéis proporcionam a divulgação de artes e tradições populares – (Crédito: Simted Dourados)

“Eu aprendi a gostar da Literatura de cordel ainda na infância, já que esta cultura é atuante em todos os lares nordestinos, até hoje. E como eu gosto demais e sempre criava e escrevia [...]. Eu via que era mais fácil do aluno entender a matéria e fui fazendo, fazendo”, disse a cordelista.

Aurineide Alencar já publicou os livros "Nas veredas do cordel", "Vida e versos", "Mato Grosso do Sul nas asas do cordel", "Pescador de cantos" e "Embrenhando-se em cordel". Mais de cem folhetos de cordéis e quinze desafios com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange, com quem forma a dupla "Oxente e Tchê!".

A apresentação da Kombi, foi feita em um pré-lançamento em 2019, mas em virtude da pandemia de coronavírus ficou parada e no dia 20 de dezembro de 2021 foi feita uma festa do lançamento oficial. Com comidas típicas e brincadeira folclórica do Nordeste.

Agora em 2022, é que ela está pronta para levar cultura às feiras artesanais, escolas e encontros dos mais diversos.

Contato com a autora: aurineidealencar@hotmail.com/(67) 9 8116-1982.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TSE define tempo de propaganda eleitoral dos partidos
POLÍTICA

TSE define tempo de propaganda eleitoral dos partidos

Vítima de queda de cavalo em fazenda morre no Hospital da Vida
DOURADOS

Vítima de queda de cavalo em fazenda morre no Hospital da Vida

ESPORTES

Eliminatórias: Brasil encara Equador que ainda luta por vaga na Copa

Riedel anuncia conclusão do Aquário do pantanal para o próximo mês de março
OBRAS

Riedel anuncia conclusão do Aquário do pantanal para o próximo mês de março

REGIÃO

Jovem é preso por furtar celular de armário de empresa

DOURADOS

Damares vem à Dourados amanhã para implantação de projeto de proteção a crianças indígenas

POLÍCIA

Foragido, homem acusado de homicídio é capturado

LUTO

Cantora gospel Ludmila Ferber morre aos 56 anos

PANDEMIA

Macrorregião de Dourados continua com a maior taxa de ocupação em leitos de UTI/SUS

MEIO AMBIENTE

Durante levantamento e vistorias, PMA autua homem em R$ 50 mil

Mais Lidas

DOURADOS

Homem ostenta em boate, não concorda com valor da conta e vai parar na delegacia

FURTO

Jovem abre algema e tenta fugir de delegacia em Dourados durante autuação

DOURADOS

Preso o jovem autor de pelo menos 20 furtos apenas neste ano

RIBAS DO RIO PARDO

Pai, mãe e filho morreram em colisão entre veículos na BR-262