Amanhã é aniversário de Dourados. Este ano não houve polêmica quanto à data, que em 2008 foi posta em dúvida pelo grupo literário Arandu. Com uma tese de estudos baseadas em documentos históricos eles defenderam que o feriado de aniversário deveria ser comemorado na data de fundação e não da emancipação da cidade (20 de dezembro).
Os estudos foram elaborados durante três anos de análise de documentos, inclusive no arquivo público de Cuiabá e sustentava que o primeiro documento oficial criava a Paróquia de Dourados em 10 de abril de 1.900.
Se essa proposta fosse adotada por um vereador para que então vire Lei, a cidade teria 108 anos.
Por outro lado falou o advogado e escritor de memórias da cidade, autor do livro “Dourados: seus pioneiros e suas histórias”, Rozemar de Mattos, defendeu a data atual, 20 de dezembro.
Em meio à discussão, surgiu ainda uma terceira data: 23 de dezembro, que segundo o advogado Isaac de Barros Júnior, em trecho citado na coluna “Informe C” do jornal “O Progresso”, seria a data correta.
Na publicação de jornal “O Progresso” do ano passado, ele dizia ter descoberto “que o decreto criando o município de Dourados foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de dezembro de 1935, na então capital Cuiabá. O ato, portanto, entrou em vigor por ressalva legal, na data da sua publicação. Se assim aconteceu, Dourados nasceu como município no dia 23 de dezembro.
Discussões à parte, oficialmente amanhã será comemorado o aniversário da cidade. Para quem gosta de festa, haverá shows de artistas regionais e nacionais no Parque Antenor Martins a partir das 17h.
Se apresentarão as duplas Jads e Jadson, Alex e Ivan, Munhoz e Mariano, Batô e Fernando, Victor e Vinícius, Túlio e Thiago, Alex e Alessandro, Kleber e Kleberson, Creu Moreski e Júlio Cézar, além dos grupos Tud’Bom e Tradição, com o melhor do sertanejo regional. Entre as atrações principais do evento estão Maria Cecília e Rodolfo e o grupo de pagode Inimigos da HP.