Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Ângelo Ximenes destaca a força do agronegócio na abertura da Expoagro

15 setembro 2021 - 09h43Por Da Redação

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, aproveitou o discurso de abertura da 1ª Expoagro Digital de Dourados para defender a força do agronegócio. “Por causa da pandemia não tivemos a feira no ano passado. Mas este ano tínhamos como meta dar uma resposta ao nosso associado e à comunidade, pois a Expoagro não podia ser vencida pela Covid-19. Foi uma busca de apoio de parceiros para a realização da feira agropecuária e deu certo. Tudo isso pela força do agronegócio", enfatizou.

"Como tivemos lockdown em maio, transferimos a data do evento para setembro. Com a flexibilização do decreto, a Expoagro, que seria apenas digital, passou a ser híbrida, com apresentação de máquinas no Parque de Exposições", prosseguiu Ângelo Ximenes. 
Ele ainda destacou o banco de negócios para venda de máquinas agrícolas e de insumos, além da presença de empresários e da classe produtora no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. A abertura oficial da Expoagro Digital ocorreu no início da noite desta terça-feira (14), sendo transmitida pelo canal do YouTube do Sindicato Rural de Dourados. O evento teve a presença da diretoria do Sindicato Rural de Dourados, do prefeito Alan Guedes, do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, da reitora da Unigran, Rosa De Déa, e o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha. 

A Expoagro Digital tem a Unigran como parceira, que cedeu os estúdios de TV para a transmissão online da Feira. A reitora Rosa De Déa lembrou a história da Expoagro com a agropecuária do Estado e destacou a realização do evento no formato digital.  "As novas tecnologias proporcionam a possibilidade de realização de grandes eventos online e a Unigran se propôs a contribuir para que este evento tão tradicional [Expoagro] acontecesse. Há décadas a Unigran é parceira da Expoagro por meio de palestras e com a participação de alunos e de professores e sempre continuará parceira", ressaltou a reitora. 

Conforme o prefeito Alan Guedes, tempos difíceis propõem inovações, soluções corajosas e o Sindicato Rural, na defesa daquelas que produzem em Mato Grosso do Sul, realiza a primeira Expoagro digital, com inovação tecnológica, conhecimento, apoio ao desenvolvimento de Dourados e entretenimento. "Dourados tem vocação para o agro e inovação. Dados da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) rural gira em R$ 1 bilhão, mostrando a força do campo", disse Alan Guedes.

O deputado Barbosinha argumentou que desde que o Sindicato Rural de Dourados foi fundado, na década de 60, tem se reinventado e a Expoagro Digital é um resultado prático da pandemia. Conforme ele, se o mundo precisou se adaptar ao "novo normal", com regras de biossegurança, distanciamento e isolamento social, o agronegócio se consolidou com inovação tecnológica. "O agro não parou, não dormiu. No Sindicato Rural quis o destino, no meio de crise econômica e da pandemia, surgir nomes do Ângelo Ximenes e do Gino Ferreira [Presidente e vice do Sindicato Rural] para liderar movimento do agro com a coragem da realização a Expoagro Digital", enalteceu o deputado. 

A programação ainda contou com mensagens de autoridades, como do superintendente Banco do Brasil estadual, Marcel Figueiredo, que destacou a importância do produtor rural, e do presidente da Famasul, Marcelo Betoni. Teve ainda fala do governador Reinaldo Azambuja. Ele parabenizou a realização da Feira e destacou os investimentos do Estado no apoio ao setor industrial em Dourados, possibilitando a dobra dos abates de suínos na Seara/JBS, implantando plataforma de desenvolvimento industrial forte.

Ainda destacou que o governo tem possibilitado, como incentivo ao desenvolvimento, troca de impostos por empregos, trazendo para Dourados indústrias a exemplo da Coamo, da Inpasa. "Junto a isso temos programas de obras urbanas na cidade, como recapeamentos, duplicação de acesso ao Núcleo Industrial, sobretudo de logística que vai atender não só Dourados, mas todo o Estado, como a Ferroeste, saindo de Maracaju, passando por Dourados, até o porto de Paranaguá. Temos ainda a rota bioceânica; tudo isso vai diminuir o custo das exportações e importações", disse o governador. 

O evento ainda contou com palestra da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que falou sobre plano safra, créditos disponíveis aos produtores rurais, os desafios agropecuários, tendências, projeções e projetos futuros do governo federal ao setor. Também teve palestra com José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades em gestão de vendas e marketing do agronegócio no país. Ele falou sobre as perspectivas de marcado para o agro e o trabalho do cooperativismo. A primeira noite da Expoagro Digital 2021 se encerrou com show live do cantor Loubet. 

A Expoagro Digital continua até o dia 17 de setembro, sexta-feira. Para acompanhar a programação acesse www.sindicatoruraldedourados.com.br/expoagro.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO VERDE
Acusado de incendiar casa com a ex-mulher dentro é preso
MUDANÇAS NOS RELÓGIOS
Com crise hídrica, governo pede novo estudo sobre horário de verão
CAPITAL
Operação mira Facção Criminosa e cumpre mandados em presídio
POLÍTICA
Governo eleva alíquota do IOF para custear o novo Bolsa Família
Enquanto mãe trabalhava, avô estuprava menina de quatro anos
PRAZO
Inscrições para 8ª Mostra Audiovisual de Dourados seguem até dia 29
DOURADOS
Homem é preso na Vila Popular acusado de tráfico e porte ilegal
JUSTIÇA
Quatro anos depois, homem é condenado pela morte do cunhado
ECONOMIA
Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança
SÃO PAULO
Fiscalização encontra 30 quilos de cocaína em tanque de combustíveis

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central