domingo, 14 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Alunos do Sesi de Dourados embarcam para Olimpíada de Astronomia

27 outubro 2017 - 11h54Por Da Redação

Os alunos da Escola do Sesi de Dourados embarcaram, nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, no Aeroporto Internacional de Campo Grande, para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que começa neste sábado (28) e vai até a próxima segunda-feira (30), em Barra do Parai, no Rio de Janeiro.

Sob a orientação do professor Wesley Sarati, que leciona a disciplina de Física, a equipe é formada pelos alunos Eduardo Goulart, Giovane Alencar, Pedro Henrique, ambos da 2ª série do Ensino Médio, e vai competir na categoria Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
 
Durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia, os estudantes participarão de conferência e palestras voltados para a Astronomia e Astronáutica, conhecerão o planetário, apresentarão seus projetos dos foguetes, realizarão lançamentos e farão uma oficina de construção de foguetes com combustíveis sólidos. De acordo com a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, ver os alunos estimulados e avançando em competições nacionais reforça que a proposta educacional da instituição está no caminho certo.
 
“É uma experiência em que os alunos rompem os limites de sala de aula e preparam-se para a vida, colocando em prática os ensinamentos absorvidos durante as aulas. Então é um presente para nós termos esses alunos levando o nome da nossa escola e tendo essa experiência única, que envolve aprendizado educacional e pessoal”, afirmou Simone Cruz.
 
De acordo com a diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Aparecida de Almeida Garcia e Silva, o resultado positivo dos alunos é reflexo dos investimentos em educação feitos pela instituição. “Participar da etapa nacional da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um ganho em conhecimento para os alunos que foram classificados e também para todos alunos que participaram dessa seleção. Acredito que isso ainda irá motivar os demais alunos que trabalham aqui”, destacou.
 
Para o professor Wesley Sarati, ver o esforço dos alunos sendo recompensado é algo gratificante. “É fantástico ver o envolvimento dos alunos, determinação para alcançar seus objetivos e diante das adversidades se manterem unidos e focados. Acredito que esse seja nosso papel, acreditar e estimular cada vez mais nossos alunos em seus sonhos e dar todo suporte, como a escola do Sesi faz ”, finalizou.
 
Com grandes expectativas, o aluno Giovane Alencar disse a equipe está treinando bastante para garantir um bom resultado. “Fizemos vários foguetes, estudamos as reações, realizamos vários lançamentos buscando melhorar a nossa marca (distância) para etapa nacional. Estamos ajustando os nossos foguetes e esperamos representar a nossa escola da melhor forma possível”, finalizou.

O aluno Pedro Henrique Silva Marco destacou o avanço da equipe durante o desenvolvimento dos foguetes. “O primeiro protótipo foi bem simples e depois, fomos estudando mais e conseguindo fazer foguetes melhores, o que nos motivou a aperfeiçoar cada vez mais. Estamos muito felizes por irmos para o Rio de Janeiro representar o Sesi de Dourados e de Mato Grosso do Sul e esperamos conseguir uma medalha”, disse.
 
Para o aluno Eduardo Goulart Franco, a experiência despertou seu interesse porque ele teve oportunidade de utilizar os conteúdos das aulas de física na prática. “Acho que isso é o mais legal da Escola do Sesi! Foi muito legal trabalhar em equipe e conseguir ser classificado para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Esperamos conseguir um bom resultado lá também e representar muito bem a nossa escola”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Investimentos públicos potencializam turismo em Rio Verde
MS

Investimentos públicos potencializam turismo em Rio Verde

VIGILÂNCIA

Saúde recomenda atenção para casos de febre Oropouche no país

Eleições 2024: não deixe para a última hora o download do e-Título
ATENÇÃO CIDADÃO

Eleições 2024: não deixe para a última hora o download do e-Título

Idoso é preso por estupro de vulnerável na capital
CRIME

Idoso é preso por estupro de vulnerável na capital

ECA, 34 anos: proteção digital de crianças é principal desafio
DEBATE

ECA, 34 anos: proteção digital de crianças é principal desafio

TRÁFICO

Traficantes são presos com cocaína e maconha em Sonora

OPINIÃO

Sobre "roubo de joias" e outras coisas....

IMPASSE

Pacheco aponta resistência do mercado financeiro a projeto das dívidas estaduais

BRASIL

Câmara aprova definição do projeto marco legal de hidrogênio verde

ESPORTES

Seleção Sub-17 derrota Angola por 3 a 0 e decide título neste domingo

Mais Lidas

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho

PREVISÃO

Mais frio: Inmet coloca Dourados em alerta para declínio de até 5ºC na temperatura