Poliana Campos Burin e Armindo Kichel, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), apresentaram nesta quinta-feira, dia 28 de janeiro, os primeiros resultados de cinco experimentos do consórcio de forrageiras com soja e milho, em um mini Dia de Campo na Fazenda Experimental da instituição.
As pesquisas iniciaram em 2013 e visam gerar tecnologia e informação para o produtor, contribuindo para a melhoria dos produtos finais como a produção de grãos, palha e pasto.
No caso da avaliação da pesquisadora e zootecnista Poliana Burin os experimentos estão gerando informações sobre a matéria seca por hectare e a qualidade do capim como alimento, pensando em mais fibras, proteínas e redução da degradabilidade do solo, entre outros fatores importantes para a criação de gado.
“O foco, no meu caso, é avaliar o pasto como alimentos para os animais, o acúmulo da palhada e as vantagens do consórcio do ponto de vista de desempenho produtivo e qualidade nutricional. Nossa intenção é oportunizar ao produtor competir com qualidade”, disse Poliana Burin.
Já para o pesquisador e engenheiro agrônomo Armindo Kichel a ideia é gerar informações para serem aplicadas rapidamente pelo produtor. “Os experimentos respondem a várias perguntas para a lavoura e pecuária, quebrando tabus”, afirmou o engenheiro.
No caso da lavoura, os experimentos mostraram redução no número de pragas, doenças, invasoras, ciclagem de nutrientes, melhoria da temperatura e da umidade além do aumento na produção. Para a pecuária, houve aumento da produtividade com alta qualidade de pasto, potencializando a pecuária de corte.
Presente no mini Dia de Campo, o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lucio Damalia, enfatizou que as pesquisas desenvolvidas na UFGD reduzem a margem de erro para o produtor e garantem a segurança na utilização das espécies nas plantações.
“Qualquer sistema sai de uma ideia empírica do produtor, mas com a variação climática e de mercado a pesquisa contribui para uma menor margem de erro”, disse.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Trabalhador morre durante montagem de palco para show

UEMS oferece auxílios a estudantes em situação de vulnerabilidade

Homem é preso após confessar furto em academia de ginástica

Empresário suspeito de liderar atos golpistas é preso nos EUA

Suspeito de matar e enterrar companheira no quintal é preso

Sem efeito suspensivo Palmeiras não terá Abel contra Timão

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

Beneficiários aprovam prestação de contas de 2025 da Cassems

José Guimarães substituirá Gleisi na articulação do Governo

Ex-companheiro denuncia refri com veneno e mulher é presa
Mais Lidas

Após quase 3 anos presos, acusados de matarem mecânico são absolvidos

Motorista preso em Dourados levaria cocaína para porto e outras drogas até Curitiba

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

