Menu
Busca sexta, 30 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
EDUCAÇÃO

Aluna da UEMS cria blog para motivar acadêmicos para Intercâmbio

29 dezembro 2017 - 12h55Por Da Redação

A acadêmica Tatiane André, de 27 anos, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Dourados, criou o blog “Diário de uma Intercambista” para motivar outros alunos que tenham interesse em estudar fora do Brasil.

Tatiane foi selecionada pelo Programa de Bolsas Santander e passou um semestre na Cidade de Faro, em Portugal. A acadêmica fez quatro disciplinas no curso de Enfermagem, na Universidade do Algarve. 

“Desde que eu entrei na UEMS, eu sempre quis fazer intercâmbio. Sempre quis ir para fora, conhecer outros países, outras pessoas. Eu me inscrevi para o Programa de Bolsas do Santander. Concorri com 86 pessoas e fui a primeira colocada. Em janeiro de 2017, fui para Portugal”.

Ela conta que, além de conhecer a prática dos enfermeiros dentro do curso, também teve a oportunidade de acompanhar a atuação deles dentro do hospital.

“O modo de ensino, a prática de enfermagem, os termos técnicos da profissão são muito diferentes. Tudo isso acrescentou muito no meu currículo. Foi uma experiência muito enriquecedora para mim, tanto como pessoa, quanto como estudante e profissional da saúde”.

Diário de uma Intercambista

Durante sua estadia em Portugal, a acadêmica conta que passou a ter muitos seguidores nas redes sociais e que começou a receber perguntas de alunos interessados em estudar em outros países.

“Então, eu resolvi criar o blog para tirar as dúvidas das pessoas que querem fazer um intercâmbio mas têm medos, não sabem por onde começar, onde encontrar uma oportunidade”, afirma.

No blog, Tatiane conta como é ser uma brasileira intercambista em outro país. “Eu falo sobre morar em Portugal, lidar com uma língua que é igual e diferente ao mesmo tempo, como é estudar na Universidade do Algarve”.

O blog tem acesso de pessoas de vários países além do Brasil, como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e México.

“Quando a gente conta a nossa história, outras pessoas que querem viver a mesma experiência se sentem mais seguras e mais motivadas a seguirem em frente”.

Graduação e Iniciação Científica

Tatiane saiu de Minas Gerais para estudar Enfermagem em Mato Grosso do Sul. Ela ingressou no curso em 2013.

“Desde então, tive diversas oportunidades na UEMS. Sou bolsista de Iniciação Científica, desde o primeiro ano da faculdade, participei de diversos projetos dentro do curso de enfermagem e, neste ano, fui selecionada para o Intercâmbio”, conta a aluna.

A acadêmica fala sobre a importância da iniciação científica na graduação. “A iniciação demanda tempo e dedicação. As publicações que eu fiz, por conta da iniciação científica, contaram muito para a minha classificação no Programa de Bolsas do Santander. Juntamente com o meu orientador, o professor Rogério Renovato, eu publiquei muitos artigos, capítulo de livro e trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais”, destaca.

Intercâmbio, Mobilidade e Estágio

Na UEMS, a Assessoria de Relações Internacionais e Mobilidade (Arelim) é a responsável pelo apoio aos processos e programas de intercâmbio, mobilidade e estágios internacionais e nacionais.

A Arelim tem realizado diversos Acordos de Cooperação Internacional com Universidades e Institutos de pesquisas estrangeiros. Os acordos possibilitam a inserção da UEMS no exterior, abrindo as portas para a instituição participar de projetos de mobilidade e intercâmbios de acadêmicos, docentes e técnicos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INTERNACIONAL
Forte terremoto atinge Mar Egeu, Turquia e Grécia
ARTIGO
O Verdadeiro Servidor Público
FUTEBOL DE BASE
Estadual Sub-19 começa neste final de semana
DOURADOS
Prefeitura agenda licitação para comprar materiais e iluminar a Hayel Bon Faker
PANDEMIA
Se aproximando de 82 mil casos, MS registra mais sete mortes por coronavírus
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS
Titan com quase R$ 400 mil em multas é apreendida em Dourados
DOURADOS
Polícia fecha “boca” e prende traficante que quebrava lâmpadas e ameaçava moradores
DOURADOS
Homem suspeito de estuprar criança que saiu para comprar doce é colocado em liberdade
DOURADOS
Hospital da Vida tem novo diretor técnico médico, terceiro desde 2017
TRÁFICO
Douradense é preso com mais de 50kg de cocaína na BR-463

Mais Lidas

PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
BRASIL
Acusado de matar ator Rafael Miguel e os pais é preso no Paraná
VILA VARGAS
Hotéis em distrito de Dourados eram utilizados como entreposto do contrabando
DOURADOS
Funcionário do CCZ é agredido a pauladas durante trabalho de fiscalização