Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
DOURADOS

Alerta indica que onda de frio persiste até agosto em Dourados

28 julho 2021 - 07h43Por André Bento

Alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que a onda de frio sobre Dourados e região persistirá até o início de agosto. Das 12h desta quarta-feira (28) até 23h59 de domingo (1), a temperatura deve ficar 5ºC abaixo da média.

De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, na terça-feira (27) a máxima foi de 25.7ºC no primeiro minuto do dia e a mínima de 9.8ºC às 23h59. Hoje, os termômetros já registraram 7.2ºC às 6h52. No entanto, foi apontada sensação térmica de 5.6ºC no município. 

“Em situações na qual a temperatura é relativamente baixa, a ocorrência simultânea de vento tende a aumentar a sensação de frio nas pessoas”, detalha o Guia Clima, que mede a sensação de esfriamento causada pelo efeito conjunto da velocidade do vento com valores baixos de temperatura do ar pelo índice Wind Chill. “É calculado quando ocorrem, simultaneamente, temperaturas inferiores a 10ºC e ventos com mais de 5 km/h”, acrescenta.

Para os próximos dias, o Inmet aponta temperatura entre 4ºC e 17ºC na quinta-feira (29), com tempo nublado, e de 4ºC a 21ºC na sexta-feira (30), quando há possibilidade de geada. Depois, termômetros de 12ºC a 20ºC no sábado (1) e de 14ºC a 24ºC no domingo.

Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) prevê fio mais intenso para Dourados, entre 0ºC e 15ºC na quinta-feira, de -2ºC a 21ºC na sexta-feira, e de -1ºC a 24ºC no sábado. Posteriormente, indica variação entre 5ºC e 26ºC no domingo, de 8ºC a 26ºC na segunda-feira (2) e de 8ºC a 26ºC na terça-feira (3). 

Se essa previsão meteorológica se confirmar, será a temperatura mais baixa do ano no município. Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária, condições climáticas semelhantes ocorreram no final de junho, com registro de 0.9ºC às 6h05 do dia 29 e de 0.3ºC às 6h0 do dia 30. Nessas datas houve condições favoráveis para ocorrência de geada de intensidade forte.

Ainda conforme os dados da estação agrometeorológica em atividade no município, Dourados está há quase 52 dias sem chuvas expressivas. Desde os 25.4 milímetros registrados em 10 de junho houve apenas garoas com índices inferiores a 1 milímetro. Ontem, o índice apurado foi de 0.7 milímetro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Chamado de 'prevaricador', chefe da CGU depõe hoje à CPI da Covid
SENADO
Chamado de 'prevaricador', chefe da CGU depõe hoje à CPI da Covid
Bola Cheia...! Bola murcha...!
COLUNA
Bola Cheia...! Bola murcha...!
No CETEPS, aluno sai com diploma de técnico em enfermagem em 18 meses
INFORME PUBLICITÁRIO
No CETEPS, aluno sai com diploma de técnico em enfermagem em 18 meses
AQUIDAUANA
Acusado de atirar na nuca de policial é condenado a 18 anos de prisão
BENEFÍCIO
INSS: quase cinco milhões terão de fazer prova de vida até 2022
DOURADOS
Agetran e Sucata Cultural realizam nesta terça Abordagem de Veículos 
NOVA YORK
Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU
AGRO
Semagro e Iagro lançam campanha para produção de alimentos seguros
CHAPADÃO DO SUL
Caminhão-tanque com etanol pega fogo e quase vai pelos ares
TEMPO
Terça-feira de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina