A Câmara Municipal de Dourados tem dedicado especial atenção ao trabalho das comissões permanentes. Na primeira sessão legislativa de 2016, todas as comissões tiveram sua composição referendada pelo Plenário, e o vereador Alan Guedes (DEM) foi reconduzido à presidência da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final.
As comissões são temáticas e têm o trabalho voltado para questões específicas. No caso da Comissão de Justiça, todos os projetos de leis devem receber a chancela dos membros, que observam os critérios de constitucionalidade e respeito à Lei Orgânica do Município. O parecer contrário da comissão impede a tramitação de qualquer projeto de lei.
No ano de 2015 a Comissão de Justiça, que tem como membros, além de Alan Guedes, os vereadores Raphael Matos (PTB) e Maurício Lemes (PSB), realizou 45 reuniões em que foram analisados mais de 300 projetos, entre emendas à LOM, leis ordinárias e complementarem e decretos legislativos.
Para Alan Guedes o papel das comissões é indispensável para o bom funcionamento do Poder Legislativo. “As comissões são fundamentais para o bom andamento do processo legislativo. Aqui em Dourados a Câmara trabalha dando especial atenção a elas. Eu, inclusive, tive a oportunidade de dividir a experiência que realizamos aqui com vereadores de todo o Mato Grosso do Sul em um Congresso no ano passado. A Comissão de Justiça reúne-se ordinariamente todas as semanas, as pautas são bastante extensas e o trabalho realizado com bastante dedicação”, diz.
Além da Comissão de Justiça, Guedes também é membro titular das Comissões de Orçamento e Finanças, Meio Ambiente, Controle e Eficácia Legislativa e Juventude. Como membro da Comissão de Meio Ambiente foi um dos propositores da audiência pública que discutiu os lixões clandestinos na cidade de Dourados, em novembro – ação essa que ainda terá outros desdobramentos em 2016.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Fapec seleciona profissionais para atuarem em projetos coordenados pela fundação
FUTEBOLCom eleição adiada, Barcelona não deve ir ao mercado em janeiro

Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio de Janeiro
Projeto concede incentivo fiscal para quem patrocinar cirurgias no SUS
ESPORTESAustralian Open: tenistas são isolados após contatos com infectados
Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos

Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã
Corpo é encontrado em calçada na Capital e suspeita é de homicídio

Prefeitura faz poda de emergência e limpeza na área central

Paulista leva multa de R$ 50 mil por incêndio em vegetação nativa
Mais Lidas

Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão

Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV

Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
