Preocupado com a situação da reserva indígena em relação à epidemia da dengue, o vereador Aguilera de Souza (PSDC) apresentou na Câmara, indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópia ao secretário municipal de Saúde Sebastião Nogueira e ao coordenador distrital da Sesai Lindomar Ferreira, solicitando ações constantes de combate à dengue nas aldeias e acampamentos indígenas de Dourados.
De acordo com Aguilera, os postos de saúde indígena e o hospital da Missão Evangélica Caiuá vêm recebendo grande número de indígenas com sintomas da dengue. E por conta dessa situação, o vereador relata já fez indicação nesse sentido e até foi atendido, “porém o surto de dengue na época não era tanto quanto agora”.
“Há algum tempo fiz uma indicação e fui atendido pelo secretário de saúde do município. À época, nos preocupava a possibilidade de a epidemia que estava tendo na cidade e em outras regiões chegasse à aldeia, que até então não havia registrado nenhum caso de dengue”, explica Aguilera.
Segundo o vereador, hoje os postos de saúde estão lotados de pessoas que foram picadas pelo mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, confirmando a epidemia de dengue na aldeia. Aguilera ainda relata que não quer apenas ações de combate à dengue na reserva indígena, mas, também, nos acampamentos indígenas que estão ao redor da cidade.
“Gostaria que estas ações de combate a dengue pudessem chegar também aos acampamentos indígenas e quilombolas que estão nas proximidades da cidade; até porque, não chove apenas na cidade e aldeia, mas também em todos os lugares, e essa situação é favorável à procriação do mosquito da dengue”, alerta Aguilera.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS vai construir nova ponte de concreto sobre Rio do Peixe

Câmara aprova reajuste salarial de 4,5% para servidores municipais

Prova do VI Concurso de Cartórios será realizada em nova data

Apreendidas 4 toneladas de drogas nas cidades de Juti e Caarapó

Deputado Paulo Pimenta é o novo líder do governo na Câmara

Adolescente bate a cabeça ao saltar em rio e morre afogado

Lula lidera comitiva à Europa para encontros políticos e comerciais

Ex é ouvido e liberado após morte de arquiteta que caiu na BR-163

UEMS mapeia estudantes LGBTI+ para ampliar políticas de equidade

Operação apreende 200 toneladas de maconha na região de fronteira
Mais Lidas

Inmet emite dois alertas de tempestade e coloca Dourados em atenção no fim de semana

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante investigação

Calendário de licenciamento é alterado em MS; veja como fica

Foto: Divulgação
Vereador Aguilera quer intensificar campanha contra a dengue nas aldeias, acampamentos e quilombolas