Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
DOURADOS

Na guerra contra o zika e dengue, agentes são capacitados para combate a doenças

11 dezembro 2015 - 12h54

A Secretaria de Saúde de Dourados através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica realizou uma reunião técnica para capacitar agentes de saúde e representantes de hospitais públicos e particulares sobre Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A ação foi na manhã desta sexta-feira, dia 11 de dezembro, no plenário José Cerveira, do CAM (Centro Administrativo Municipal).

Ao todo, 110 profissionais compareceram. A intenção é que todos possam multiplicar informações de prevenção, principalmente os agentes que fazem visitas às casas das famílias assistidas pelo serviço realizado pelas unidades. Aos hospitais, o principal foco é a orientação de como proceder em caso de nascimento de criança com microcefalia e reforçar os sintomas para contribuir com a detecção e notificação das doenças.

“Essa ação é importante para o controle da Dengue, Chikungunya e Zika, para que todos estejam bem informados e notifiquem a Vigilância em caso de surgimento de novos casos”, explica o gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Devanildo de Souza Santos.

Ele ainda lembra que a multiplicação das informações contribui para a prevenção contra as doenças. O apoio da população nesse caso é de extrema importância para que as doenças não se espalhem, principalmente nesse período que está bastante chuvoso. “São cuidados básicos que qualquer pessoa pode fazer em casa”, lembra Souza.

Não deixar água parada em recipientes e manter os quintais limpos são as principais recomendações para evitar criadouros do Aedes aegypti que é o mosquito transmissor das três doenças. “Se não houver mosquito, não tem a transmissão, por isso a prevenção é tão importante”, explica o gerente.

Dourados notificou durante todo este ano de 2015 até agora, 2.473 casos de Dengue, sendo 1.294 positivos. Quanto à Febre Chikungunya foram quatro notificações no ano, sendo um caso positivo “importado” de Feira de Santana na Bahia (pessoa contraiu a doença na cidade baiana), um sob investigação e dois descartados.

Em relação ao Zika Vírus, Dourados não tem até o momento qualquer caso confirmado da doença, o que significa que não existem indícios de que este esteja circulando no município. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, os casos de microcefalia que podem ou não estar associados à doença, estão sendo notificados.

Através de protocolo do Ministério divulgado em novembro que estabelecia critérios para tal, haviam sido notificados 10 casos de microcefalia na cidade. No entanto, com os novos critérios de rastreamento estabelecidos pelo órgão federal para detecção dos casos, oito foram descartados. Dois continuam sob investigação para saber se há alguma ligação com o Zika Vírus ou se a microcefalia desses bebês foi motivada por outros fatores.

Quem tiver dúvidas sobre os sintomas das doenças e como fazer a prevenção, além de consultar caso esteja com suspeita, pode procurara a unidade básica de saúde da família mais próxima de casa. Já os hospitais que ainda precisarem de informações sobre como identificar e proceder a notificação de casos junto à Vigilância Epidemiológica, pode procurar diretamente o órgão.




Deixe seu Comentário

Leia Também

TJMS republica edital de abertura do V Concurso Extrajudicial
ESTADO
TJMS republica edital de abertura do V Concurso Extrajudicial
Prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje
INSS
Prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
DOURADOS 
Jovem cai de moto e pede ajuda após levar facada
Escola Infantil Creche André Luiz inicia aulas no dia 1º de fevereiro
EDUCAÇÃO
Escola Infantil Creche André Luiz inicia aulas no dia 1º de fevereiro
Câmara autoriza retomada das sessões e atividades presenciais
DOURADOS 
Câmara autoriza retomada das sessões e atividades presenciais
BRASIL
Governo diz estar tudo pronto para a realização do Enem 2020 neste domingo
TV DOURADOS NEWS
José Carlos Manhabusco diz o que mudou na área trabalhista, principalmente para os advogados
CORONAVÍRUS
SES discute com Ministério da Justiça Operação de Distribuição de Vacina
EDUCAÇÃO
Estudantes podem conferir locais de prova do Enem Digital
POLÍCIA
'Disciplina do PCC' é preso por tráfico de drogas em Rio Brilhante

Mais Lidas

BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
SIDROLÂNDIA
Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas