Menu
Busca domingo, 29 de março de 2020
(67) 9860-3221

Acordo ‘salva’ Hospital do Câncer de suspensão de atendimentos ao SUS

03 fevereiro 2013 - 10h00


Um acordo assinado na manhã deste sábado (2) na Secretaria Municipal de Saúde pôs fim à ameaça na suspensão de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, pelo Hospital do Câncer de Dourados. O entendimento saiu após uma reunião convocada pelo secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira Faria, que contou com a presença do diretor-administrativo do Hospital Evangélico, Maurício Peralta; dos médicos do corpo clínico do Hospital do Câncer Mário Eduardo Rocha e David Rodrigues Infante, além do deputado federal Geraldo Resende, que foi o avalista dos compromissos firmados.


De acordo com o termo de ajuste de conduta assinado entre todos os presentes, o Hospital do Câncer de Dourados se compromete a dar continuidade ao atendimento normal e integral do serviço de Oncologia aos usuários do SUS. Por outro lado, o Hospital Evangélico se responsabilizou a colocar em dia os pagamentos ao Hospital do Câncer. Valores atrasados foram parcelados e os repasses seguintes deverão ser feitos imediatamente após o recebimento do repasse, que é feito pelo Fundo Municipal de Saúde, até o dia 15 de cada mês.


O deputado federal Geraldo Resende, que havia dito na sexta-feira (1) que iria fazer todos os esforços para intermediar uma solução para o problema, uma vez que envolve recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde, saiu satisfeito do encontro. “Intermediamos o acordo e demos o nosso aval, da mesma forma que o secretário Sebastião Nogueira, para que, em última instância, os pacientes do serviço de Oncologia não viessem a ser prejudicados”, salientou.


“Cumpri meu papel de fiscalizar o uso de recursos públicos e de ajudar na busca de soluções para os problemas que a saúde pública enfrenta no Brasil, tanto na condição de parlamentar federal, quanto na se médico que conhece as dificuldades que o setor apresenta”, afirmou o deputado. “Da mesma forma, o secretário Sebastião Nogueira foi ágil e competente ao exercer sua condição de gestor da saúde pública local. E as demais partes demonstraram seriedade e comprometimento com as responsabilidades que assumiram perante à população que usa o Sistema Único de Saúde”.


Continuidade


A crise financeira do Hospital do Câncer poderia ocasionar, segundo seus dirigentes, a suspensão no atendimento a novos pacientes de oncologia. Porém o acordo prevê, no item 1, que “o atendimento aos usuários do SUS permanece normal a partir da próxima segunda-feira (4/2), com todos os serviços que já vinham sendo prestados”. Em outro trecho, o documento afirma que “O Hospital Evangélico se compromete a efetuar o pagamento do repasse de dezembro de 2012, e dos meses subseqüentes, imediatamente ao recebimento do Fundo Municipal de Saúde, ou seja, não haverá novos atrasos a partir de agora”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS
Prefeitura pretende manter estratégias após primeiras confirmações de coronavírus
SAÚDE
Ministério alerta para risco do uso de cloroquina sem indicação médica
AMAMBAI
Motociclista morre após colisão contra Hilux na região de fronteira
DOIS ANOS
TJ/MS prorroga a validade do VIII Concurso Público de Servidores
PREVENÇÃO
Paraguai estende isolamento total contra o coronavírus até 12 de abril
CORONAVÍRUS
'Se sair andando todos de uma vez, vai faltar para rico e pobre', diz Mandetta
BATAGUASSU
Homem é preso após tentar atropelar e ameaçar manter família em cárcere
ARTIGO
COVID-19: Reflexões a respeito do primeiro caso registrado em Dourados
CORUMBÁ
Sete bolivianos são flagrados tentado entrar irregularmente no Brasil
ECONOMIA
Judiciário destina R$ 89 mil para combate ao COVID-19 em Dourados

Mais Lidas

COVID-19
Saúde confirma coronavírus para mulher internada em Dourados e casos chegam a 28 em MS
COVID-19
Dourados confirma primeiro caso do novo coronavírus
COVID-19
Mulher de 52 anos é o 2º caso de coronavírus em Dourados, total no Estado é de 31
DOURADOS
Sindicato emite nota e diz que empregados foram obrigados a participar de ato