O acidente registado no último sábado (27), na avenida Hayel Bon Faker, em Dourados, em que uma mulher foi arremessada pelo porta-malas do veículo, tem chamado atenção para a imprudência de diversos motoristas na avenida. Há cinco mês um homem morreu em situação semelhante, em outro ponto da via.
No dia 31 de dezembro de 2022, Fernando de Oliveira Recalde, de 35 anos, morador na região da Vila Toscana, conduzia uma moto modelo Hornet pela via, quando foi atingido por uma caminhonete modelo Amarock, cor prata. O motorista da caminhonete efetuou um retorno proibido, no cruzamento com a rua Rouxinol, quando o motociclista foi atingido.
Fernando foi socorrido em estado gravíssimo para o Hospital da Vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Já no último sábado (27/5), Ana Paula Cabreira Delmasso, 37 anos, estava no carona do veículo Fiat Pálio, conduzido pelo marido, quando ele tentou fazer uma conversão à esquerda em um ponto indevido, momento que o veículo foi atingido por uma caminhonete modelo Silverado.
Com o impacto, a mulher foi arremessada pelo porta-malas do veículo e lançada para o canteiro central. Ela foi conduzida para o Hospital da Vida com traumatismo craniano e permanece internada em estado grave.
O vídeo do acidente de Ana Paula foi divulgado na internet e segue como um dos assuntos mais comentados em Dourados. Ele chama atenção para os diversos atos de imprudência nas passagens localizadas na avenida.
Durante a sessão desta segunda-feira (29/5) na Câmara de Dourados, vereadores debateram o assunto e relataram sobre a importância de interferências nesses locais para que acidentes sejam evitados.
Apesar do fato ser tratado como imprudência por parte de motoristas e motociclistas que insistem em atravessar o canteiro da Hayel Bon Faker, os parlamentares também cobram que o poder público realize intervenções nessas passagens de uso exclusivo de pedestres, como forma de evitar outros acidentes.
Vale lembrar que neste mês está em vigência a campanha ‘Maio Amarelo’, de conscientização no trânsito. Em 2023 o tema é “No trânsito, escolha a vida”.