Menu
Busca sábado, 11 de julho de 2020
(67) 99659-5905
DOURADOS

Acadêmicos de Engenharia Civil calculam vazão do Córrego Laranja Doce

21 fevereiro 2020 - 13h20Por Da Redação

Na manhã desta quarta-feira, 19, acadêmicos do 3º e 5º semestres de Engenharia Civil da Unigran participaram de uma aula prática das disciplinas de Hidráulica Geral Experimental e Mecânica dos Fluídos, no Cantão do Bosque. No local estão localizados os blocos dos cursos das Engenharias e Agronomia da Instituição.

Sob a orientação dos professores Nelison Ferreira Correa e Wilson Espindola Passos, foram realizadas as medições e equações necessárias para calcular a vazão de escoamento do Córrego Laranja Doce, utilizando o método de flutuação.

Correa explicou sobre o objetivo da atividade. “Buscamos realizar o teste hidrométrico, utilizando a metodologia de flutuação, que por meio de equações utilizando o espaço e o tempo, calcula a velocidade da vazão de um rio. Esta foi uma forma de aplicar os conhecimentos de mecânica dos fluídos, fenômenos dos transportes e hidráulica. A partir desse experimento, o aluno consegue aplicar em campo a teoria que é passada em sala de aula, pois eles tiveram a oportunidade de diagnosticar o local, ou seja, ver como o rio se comportaria caso recebesse alguma obra de reservatório, barragem, etc”, falou.

Passos, também apontou onde o conhecimento obtido com a aula será utilizado. “Por meio destas medidas experimentais, eles puderam observar na prática como que se aplica as equações e os conceitos que explicamos em sala de aula. Esse conteúdo, especificamente, será muito importante quando eles atuarem  na área de hidráulica, principalmente em projetos de escoamentos de esgotos, galerias de águas pluviais, entre outros”, disse.

Para o estudante do 5º semestre, João Vitor Quintana Zamberlan, a experiência contribuiu significativamente para aprender o conteúdo. “A atividade foi muito interessante, porque enquanto estávamos vendo o conteúdo em sala de aula, tínhamos muitas dúvidas e de repente o professor disse: ‘vamos descer no córrego e ver isso na prática!?’, pegando todos de surpresa. Na sala, aprendemos de uma forma genérica, mas no córrego, durante a aula prática, tivemos a oportunidade de aplicar a teoria nesta realidade, o que facilitou a aplicação dos cálculos em diferentes cenários”, explicou.

Assim como o Cantão do Bosque, outros locais e prédios que compõem a estrutura da Unigran garantem aos alunos a melhor formação profissional, em todas as áreas que atua. Esse diferencial, somado ao excelente quadro docente da Instituição, formado em sua maioria por mestres e doutores, consolidaram a Unigran como referência nacional do ensino superior, confirmado pelo MEC – Ministério da Educação que a avaliou como a melhor de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do país.

Processo Seletivo 2020

Com duração de dez semestres, o curso de Engenharia Civil da Unigran é oferecido nos períodos integral e noturno. Mais informações podem ser obtidas aqui. Para ingresso em 2020, a Instituição oferece vagas por meio do Vestibular que pode ser agendando no site www.vestibularunigran.com.br, ou ainda com nota do Enem ou como portador de diploma. Qualquer dúvida é só entrar em contato pelos telefones (67) 3411-4313 ou (67) 9 9222-5948 (WhatsApp).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Prouni disponibilizará 167.789 bolsas em 1.061 instituições privadas
CAMPO GRANDE
Mais de 12 toneladas de peixe passam por fiscalização na Capital
EDUCAÇÃO
Sisu tem 814,47 mil candidatos inscritos em todo Brasil
CRIME AMBIENTAL
Denúncia termina com a prisão de caçador com rifles e munições
CASSILÂNDIA
Justiça aumenta pena-base de condenado por estelionato
BRASIL
Covid-19: voo com carga de máscaras de cirúrgicas chega ao Brasil
PANDEMIA
MS tem mais sete mortes e se aproxima de 13 mil casos de coronavírus
DETRAN-MS
Para evitar aglomeração, mais de mil pessoas já agendaram atendimento nas agências de Dourados
DOURADOS
Aced solicita prorrogação de alvarás e aguarda aprovação da Câmara de Vereadores
AUTOMOBILISMO
São Paulo acredita em confirmação de GP Brasil de Fórmula 1 em 2020

Mais Lidas

ACIDENTE DE TRABALHO
Douradense morre após ser atingido na cabeça por peça de elevador de 20kg
PANDEMIA
Pneumologista é o terceiro médico a morrer por covid-19 em Dourados
DOURADOS
“Ele não conseguiu terminar o último plantão”, diz esposa de médico vítima da Covid
DOURADOS
Decreto é alterado e agora autoriza delivery e drive-thru para bares e conveniências