Sob a temática ‘Flat’, acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unigran projetaram ambientes para universitários de origem baiana, paraense e sul-mato-grossense, na 4ª Mostra de Projetos de Arquitetura, ‘A Casa do Estudante’. A visitação segue até o dia a 21 de setembro, no saguão do bloco 10 da Instituição.
O evento faz parte de um trabalho acadêmico que tem como elemento norteador a construção de três casas, com um programa de necessidades, visando atender a moradia de estudantes universitários. O ambiente é elaborado com conceito de arquitetura sustentável, como parte de avaliação da disciplina Projeto II: Residência, sob orientação das professoras Rosane Ferreira Lima Brogiatto e Claudia Torraca.
A proposta é desenvolver as habilidades práticas no processo de criação de projeto residencial e execução de obra. A professora Rosane Lima explica que a atividade leva os alunos a entenderem e vivenciarem a prática profissional do arquiteto e urbanista, logo no início do curso.
"Esse ano escolhemos trabalhar o tema ‘Flat’, que é um tipo de acomodação hoteleira e está chegando a Dourados. Nós temos uma unidade hoteleira com flats já sendo executada e perto da universidade tem flats sendo construídos. É um local que não tem lavanderia, para alimentação é uma cozinha pequena e aconchegante, é um sistema hoteleiro de moradia, então para os estudantes é interessante, pois a maioria vem de fora", menciona Rosane.
Os estudantes basearam cada decoração e cada edificação nas culturas da Bahia, do Pará e do Mato Grosso do Sul. A acadêmica Simone Salvador foi uma das ‘arquitetas responsáveis’ pelo projeto, exercendo todas as funções do arquiteto, administrando a obra. O grupo de Simone trabalhou a moradia estudantil com características sul-mato-grossenses.
"No nosso flat buscamos trazer a personalidade sul-mato-grossense, a cultura, a música, lembrando a realidade de um jovem estudante de Medicina Veterinária. Cada integrante imprimiu sua personalidade criando os espaços. A obra é um conjunto. Inserimos a poesia que está na letra da música do estado, o tereré, na sacada colocamos uma rede para poder lembrar da fazenda, na sala retratamos a parte da produção de suínocultura, cavalo, gado", comenta Simone Salvador.
O grupo do aluno Luiz Gustavo Cordeiro da Silva projetou um flat de 40 metros quadrados sobre a cultura do Pará. "No quarto foi trabalhado o rústico, a sala colorida, com fita e painéis amarelos, a cozinha voltada para questão caipira, com caixotes e paletes, o banheiro foi decorado por azulejos de cor forte, tendo o amarelo e a madeira bem presentes, e, à maneira que a água cai, ela pode ser reutilizada. O deck da frente com madeiramento, vasos, planta com iluminação para dar destaque e um trabalho com azulejo de pedraria no jardim", cita.
Luiz Gustavo destaca que a cultura paraense é muito colorida, mas é simples. "Procuramos mostrar a cultura e a tradição. Inserimos, inclusive, o Boi-Bumbá [manifestação folclórica encontrada em quase todos os municípios paraenses], enfatiza.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas; veja o passo a passo

Zé Teixeira defende direitos de pessoas com transtorno de linguagem

MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos

Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre atendimento humanizado na Saúde

Sicredi Centro-Sul MS/BA lança a 21ª edição da revista Minha Cooperativa

Vacinação contra Influenza avança em MS com mais de 60% dos municípios abastecidos

Quase 700 participantes já se inscreveram para 2ª Corrida Águia da Fronteira do DOF

Proprietário rural é investigado por maus-tratos a animais no município

Tribunal de Justiça estabelece Protocolo de Atendimento às vítimas de violência doméstica
Mais Lidas

Operação investiga crime de injúria racial feito por professora pelas redes sociais em MS

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

Criança morre ao ser atingida por fogo enquanto tia queimava carrapatos de cachorro
