quinta, 13 de novembro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ARQUITETURA UNIGRAN

Acadêmicos da Unigran realizam Mostra ‘A Casa do Estudante’

15 setembro 2017 - 09h31

Sob a temática ‘Flat’, acadêmicos do 2º semestre de Arquitetura e Urbanismo da Unigran projetaram ambientes para universitários de origem baiana, paraense e sul-mato-grossense, na 4ª Mostra de Projetos de Arquitetura, ‘A Casa do Estudante’. A visitação segue até o dia a 21 de setembro, no saguão do bloco 10 da Instituição.

O evento faz parte de um trabalho acadêmico que tem como elemento norteador a construção de três casas, com um programa de necessidades, visando atender a moradia de estudantes universitários. O ambiente é elaborado com conceito de arquitetura sustentável, como parte de avaliação da disciplina Projeto II: Residência, sob orientação das professoras Rosane Ferreira Lima Brogiatto e Claudia Torraca.
A proposta é desenvolver as habilidades práticas no processo de criação de projeto residencial e execução de obra. A professora Rosane Lima explica que a atividade leva os alunos a entenderem e vivenciarem a prática profissional do arquiteto e urbanista, logo no início do curso.

"Esse ano escolhemos trabalhar o tema ‘Flat’, que é um tipo de acomodação hoteleira e está chegando a Dourados. Nós temos uma unidade hoteleira com flats já sendo executada e perto da universidade tem flats sendo construídos. É um local que não tem lavanderia, para alimentação é uma cozinha pequena e aconchegante, é um sistema hoteleiro de moradia, então para os estudantes é interessante, pois a maioria vem de fora", menciona Rosane.

Os estudantes basearam cada decoração e cada edificação nas culturas da Bahia, do Pará e do Mato Grosso do Sul. A acadêmica Simone Salvador foi uma das ‘arquitetas responsáveis’ pelo projeto, exercendo todas as funções do arquiteto, administrando a obra. O grupo de Simone trabalhou a moradia estudantil com características sul-mato-grossenses.

"No nosso flat buscamos trazer a personalidade sul-mato-grossense, a cultura, a música, lembrando a realidade de um jovem estudante de Medicina Veterinária. Cada integrante imprimiu sua personalidade criando os espaços. A obra é um conjunto. Inserimos a poesia que está na letra da música do estado, o tereré, na sacada colocamos uma rede para poder lembrar da fazenda, na sala retratamos a parte da produção de suínocultura, cavalo, gado", comenta Simone Salvador.

O grupo do aluno Luiz Gustavo Cordeiro da Silva projetou um flat de 40 metros quadrados sobre a cultura do Pará. "No quarto foi trabalhado o rústico, a sala colorida, com fita e painéis amarelos, a cozinha voltada para questão caipira, com caixotes e paletes, o banheiro foi decorado por azulejos de cor forte, tendo o amarelo e a madeira bem presentes, e, à maneira que a água cai, ela pode ser reutilizada. O deck da frente com madeiramento, vasos, planta com iluminação para dar destaque e um trabalho com azulejo de pedraria no jardim", cita.

Luiz Gustavo destaca que a cultura paraense é muito colorida, mas é simples. "Procuramos mostrar a cultura e a tradição. Inserimos, inclusive, o Boi-Bumbá [manifestação folclórica encontrada em quase todos os municípios paraenses], enfatiza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPERAÇÃO

Ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto é preso pela PF

Tempestade alaga vias, derruba árvores e deixa rastro de destruição na Capital
CLIMA

Tempestade alaga vias, derruba árvores e deixa rastro de destruição na Capital

Os produtos com melhor custo-benefício para equipar sua casa nova
DICAS

Os produtos com melhor custo-benefício para equipar sua casa nova

JUSTIÇA

Homem é condenado a 74 anos de prisão por estuprar enteadas

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta 5ª-feira
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta 5ª-feira

EDITAL

Convocação para Assembleia Geral

COP30

MS apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade

ENEM DOS CONCURSOS

CNU 2025: prazo para envio de títulos começa nesta quinta-feira

TECNOLOGIA

Novo aplicativo do Detran/MS facilita fiscalização do trânsito

EDUCAÇÃO

Gabarito oficial do 1º dia de Enem será divulgado nesta quinta

Mais Lidas

MÚSICA

Para celebrar 20 anos de carreira, banda faz show gratuito em Dourados

CLIMA

Alertas colocam Dourados com risco de tempestade entre hoje e sexta-feira

DOURADOS

Licitação é homologada e parque que virou ponto de usuários de drogas será revitalizado

ALVARÁ FANTASMA

Operação que prendeu mulher em Dourados tem alvos em mais 4 cidades por golpe do falso advogado