Menu
Busca terça, 22 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
UNIGRAN

Acadêmico de Fisioterapia tem trabalho publicado em revista internacional

14 agosto 2020 - 21h50Por Da Redação

Depois de alguns semestres de dedicação à graduação no Ensino Superior, quando chega o último ano a correria é grande para o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O acadêmico de Fisioterapia da Unigran, Lucas Victor do Nascimento, foi além com a sua pesquisa de TCC, teve seu estudo publicado no periódico Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, da Master Editora, que está inserido em âmbito nacional e internacional.

A pesquisa do estudante do 10º semestre abordou as ‘Doenças transmissíveis na população privada de liberdade na região Centro-Oeste do Brasil’. Dados revelam que o Brasil possui um dos sistemas prisionais com maior população do mundo. Conforme a pesquisa de Lucas Victor, o crescimento dessa população vem superlotando as unidades que não têm estrutura física preparada para suportar, além da falta de higiene, pouca circulação de ar, uso de drogas injetáveis e práticas sexuais sem uso de preservativos. “Tudo isso colabora para um grande problema de saúde pública, que é a transmissão de doenças infectocontagiosas”, aponta. 

A partir dessas informações, o estudante realizou uma busca dos dados epidemiológicos sobre esta população privada de liberdade, especificamente na região Centro-Oeste, durante o período de 2014 a 2019. A coleta de dados foi realizada através do Departamento Penitenciário Nacional – Depen –, por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Sistema Penitenciário Brasileiro – Infopen. 

Lucas conta que, o objetivo principal foi descrever esses dados, pois é um tema pouco abordado. “Os resultados apontaram um número expressivo de casos confirmados de doenças transmissíveis, destacando-se HIV, Sífilis, Hepatite e Tuberculose. Diante de tal situação há necessidade de se implementar estratégias de saúde e de melhores condições a estes indivíduos, salientando que estes possuem seus direitos garantidos pela Constituição Federal”, ressalta. 

Sobre a publicação na revista, o estudante revela que a ideia foi do orientador. “O meu orientador foi o professor Eduardo Henrique Loreti, que já trabalha com pesquisas. Quando surgiu a oportunidade de publicação ele me comunicou e, sabendo da qualidade da revista, nós entendemos que era uma ótima oportunidade e resolvemos submeter o trabalho”, diz. Lucas Victor garante que, com o curso de Fisioterapia, pôde ter “um grande aprendizado sobre tipos de pesquisas e metodologias, o que me capacitou e me proporcionou essa experiência engrandecedora de poder produzir um estudo e publicá-lo”.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unugran, Simone Elias, esta publicação é motivo de orgulho. “Ficamos orgulhosos quando nossos acadêmicos começam a colher os frutos do seu trabalho. Uma publicação em revista científica é muito importante para o currículo do estudante, especialmente neste momento em que ele começa a prestar as provas de residência e especialização. Com isso, os outros alunos também se sentem motivados. Então, nós buscamos sempre incentivá-los a produzirem seus artigos e publicarem”, enfatiza.

A revista é publicada trimestralmente e está disponível no link www.mastereditora.com.br/bjscr.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Padrasto de menina baleada na boca fugiu de posto de saúde
SAÚDE
Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais
TRÊS LAGOAS
Mulher é agredida pelo companheiro por não abrir portão para ele entrar
BRASIL
Denatran oferece função de pagamento de multas por aplicativo
CAPITAL
Homem morre quase um mês após cair de escada em troca de refletor
JUSTIÇA
Empresa de estúdio fotográfico é condenada por fazer cobrança indevida
BELA VISTA
Rapaz morre com tiro no peito às margens do rio Apa, Polícia investiga
FUTEBOL
Conmebol anuncia data, horário e local das Eliminatórias para a Copa
POLÍCIA
Menina de 7 anos fica ferida após ser atingida no rosto por tiro
POLÍTICA
Câmara dos Deoutados aprova MP que recria o Ministério das Comunicações

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Homem de 56 anos cai de trator e morre atropelado em fazenda
ESTADO
Confraternização em fazenda termina com tragédia após briga familiar
TRAGÉDIA
Bombeiro em Dourados morre durante acidente em Santa Catarina
DOURADOS
Amigos e familiares de entregador morto em acidente pedem que justiça seja feita