terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UNIGRAN

Acadêmico de Fisioterapia tem trabalho publicado em revista internacional

14 agosto 2020 - 21h50Por Da Redação

Depois de alguns semestres de dedicação à graduação no Ensino Superior, quando chega o último ano a correria é grande para o temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O acadêmico de Fisioterapia da Unigran, Lucas Victor do Nascimento, foi além com a sua pesquisa de TCC, teve seu estudo publicado no periódico Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, da Master Editora, que está inserido em âmbito nacional e internacional.

A pesquisa do estudante do 10º semestre abordou as ‘Doenças transmissíveis na população privada de liberdade na região Centro-Oeste do Brasil’. Dados revelam que o Brasil possui um dos sistemas prisionais com maior população do mundo. Conforme a pesquisa de Lucas Victor, o crescimento dessa população vem superlotando as unidades que não têm estrutura física preparada para suportar, além da falta de higiene, pouca circulação de ar, uso de drogas injetáveis e práticas sexuais sem uso de preservativos. “Tudo isso colabora para um grande problema de saúde pública, que é a transmissão de doenças infectocontagiosas”, aponta. 

A partir dessas informações, o estudante realizou uma busca dos dados epidemiológicos sobre esta população privada de liberdade, especificamente na região Centro-Oeste, durante o período de 2014 a 2019. A coleta de dados foi realizada através do Departamento Penitenciário Nacional – Depen –, por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Sistema Penitenciário Brasileiro – Infopen. 

Lucas conta que, o objetivo principal foi descrever esses dados, pois é um tema pouco abordado. “Os resultados apontaram um número expressivo de casos confirmados de doenças transmissíveis, destacando-se HIV, Sífilis, Hepatite e Tuberculose. Diante de tal situação há necessidade de se implementar estratégias de saúde e de melhores condições a estes indivíduos, salientando que estes possuem seus direitos garantidos pela Constituição Federal”, ressalta. 

Sobre a publicação na revista, o estudante revela que a ideia foi do orientador. “O meu orientador foi o professor Eduardo Henrique Loreti, que já trabalha com pesquisas. Quando surgiu a oportunidade de publicação ele me comunicou e, sabendo da qualidade da revista, nós entendemos que era uma ótima oportunidade e resolvemos submeter o trabalho”, diz. Lucas Victor garante que, com o curso de Fisioterapia, pôde ter “um grande aprendizado sobre tipos de pesquisas e metodologias, o que me capacitou e me proporcionou essa experiência engrandecedora de poder produzir um estudo e publicá-lo”.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unugran, Simone Elias, esta publicação é motivo de orgulho. “Ficamos orgulhosos quando nossos acadêmicos começam a colher os frutos do seu trabalho. Uma publicação em revista científica é muito importante para o currículo do estudante, especialmente neste momento em que ele começa a prestar as provas de residência e especialização. Com isso, os outros alunos também se sentem motivados. Então, nós buscamos sempre incentivá-los a produzirem seus artigos e publicarem”, enfatiza.

A revista é publicada trimestralmente e está disponível no link www.mastereditora.com.br/bjscr.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAMPO GRANDE 

Menina de 10 anos é estuprada por amigo da família enquanto dormia

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social
REGIÃO 

Detran/MS convoca candidatos PCDs para o programa CNH MS Social

CAMPO GRANDE 

Mulher é encontrada morta no quintal de residência toda revirada

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições
EDUCAÇÃO

II Mostra de Programas e Projetos de Extensão da UEMS recebe inscrições

NOVA ANDRADINA

Mulher cede dados bancários a golpista e perde quase R$ 30 mil

CORUMBÁ

Prefeitura abre dois concursos com 634 oportunidades de emprego

AQUIDAUANA

Após mais de 10 anos, Polícia Civil retoma buscas por menina desaparecida

FUTEBOL

Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

ECONOMIA

Programa de interiorização reunirá segurados da Ageprev em Dourados

CAMPO GRANDE 

Investigado por incitar crime em frente ao CMO, vereador faz acordo

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos