quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UFGD

Abertas inscrições para concurso de comunicação científica FameLab

20 fevereiro 2018 - 21h50Por Da Redação

Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Se sim, essa é a chance para a comunidade acadêmica participar do FameLab, um concurso de comunicação científica que, pela terceira vez, acontece no Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi uma das instituições convidadas a participar em 2018. 

A competição acontece em 32 países simultaneamente e o objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Para participar basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita pelo site www.famelab.com.br, onde também constam as regras do concurso.

Os autores dos 30 melhores vídeos, julgados pelo conteúdo, clareza e carisma, viajarão com tudo pago para o Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico em comunicação, entre os dias 23 e 27 de abril. Eles se apresentarão ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados. Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra. 

A competição é organizada pelo British Council, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, em parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Faps participantes do edital; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outras informações sobre a competição pelo telefone: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331 ou pelo e-mail: angela@academica.jor.br 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL

Homem é morto a tiro ao atacar guarnição da polícia com faca

JUDICIÁRIO

Sergio Moro vira réu em ação movida pelo PT por prejuízos à Petrobras

Polícia apreende carga de maconha na rodovia MS-164 em Ponta Porã
FRONTEIRA

Polícia apreende carga de maconha na rodovia MS-164 em Ponta Porã

ELEIÇÕES 2022

TSE aprova registro de federação partidária entre PT, PCdoB e PV

ESTADOS UNIDOS

Atirador mata 14 crianças e uma professora em escola no Texas

MERCADO FINANCEIRO

Dólar fecha em alta com mercado à espera de nova sinalização do Fed

BATAGUASSU

Polícia apreende 118 tabletes de maconha em tanque de combustível

FÁTIMA DO SUL

Pedido de cassação de vereador suspeito de agredir a esposa é arquivado

COSTA RICA

Adolescente que participou de execução para vingar estupro é apreendido

ENSINO SUPERIOR

Senado aprova MP que estabelece regras para renegociação de dívidas do Fies

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida