Menu
Busca quarta, 20 de janeiro de 2021
(67) 99257-3397
UFGD

Abertas inscrições para concurso de comunicação científica FameLab

20 fevereiro 2018 - 21h50Por Da Redação

Você consegue explicar um conceito científico para o público em geral em apenas três minutos? Se sim, essa é a chance para a comunidade acadêmica participar do FameLab, um concurso de comunicação científica que, pela terceira vez, acontece no Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) foi uma das instituições convidadas a participar em 2018. 

A competição acontece em 32 países simultaneamente e o objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

Podem se inscrever pessoas com nível mínimo de mestrado nas áreas de ciências da vida ou ciências exatas, tecnológicas e engenharia. Para participar basta produzir um vídeo de três minutos explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando sua importância na vida cotidiana. O vídeo deve ter versões em português e inglês, não pode ser editado nem ter qualquer apoio de dispositivo eletrônico. A inscrição é feita pelo site www.famelab.com.br, onde também constam as regras do concurso.

Os autores dos 30 melhores vídeos, julgados pelo conteúdo, clareza e carisma, viajarão com tudo pago para o Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico em comunicação, entre os dias 23 e 27 de abril. Eles se apresentarão ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados. Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de junho, na Inglaterra. 

A competição é organizada pelo British Council, uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, em parceria do Museu do Amanhã; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Faps participantes do edital; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outras informações sobre a competição pelo telefone: (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331 ou pelo e-mail: angela@academica.jor.br 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIÊNCIA
Biosseguridade e cuidados com o manejo animal podem prevenir pandemias futuras
SAÚDE
Rede Ebserh reabre inscrições para a contratação de profissionais
BRASIL
STJ reconhece direito à nomeação por reclassificação de candidata originalmente excedente
Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
ESTADO
Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
FLAMENGO
Denunciados por incêndio no Ninho do Urubu viram réus
ESPORTE
Palmeiras foi o 2º melhor do mundo em 2020, atrás apenas do Bayern
DOURADOS
Alas públicas de UTI para Covid estão atendendo 32 pacientes em estado grave 
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Maia diz que a China vai acelerar o envio da matéria-prima da Coronavac
IMUNIZAÇÃO
Governo do Estado faz balanço do primeiro dia de vacinação no MS
CLIMA
Com previsão de mais chuvas, Defesa Civil pede atenção da população em MS

Mais Lidas

DOURADOS
Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF
DOURADOS
Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família
DOURADOS
Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
TRAGÉDIA
Casal morre após caminhonete colidir contra carreta na BR- 163