sexta, 23 de fevereiro de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Aberta consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMS

11 dezembro 2023 - 13h47Por Da redação

Está aberta a partir desta segunda-feira, 11, a consulta pública à minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), documento que irá nortear as ações da instituição no período de 2024 a 2028.

Os interessados em participar devem acessar a página Participa + Brasil, plataforma de participação social do Governo Federal. A busca pela consulta pública deve ser feita pelo nome da instituição.

Para participar é preciso, inicialmente, fazer o cadastro na plataforma. Depois, basta acessar a consulta pública que se pretende participar. Para sugerir alterações no conteúdo da minuta do PDI 2024-2028, o participante pode clicar no parágrafo que deseja comentar ou no item 'Participe'. Ao final, basta enviar a contribuição.

As sugestões serão avaliadas pela comissão responsável por elaborar o documento que, recentemente, foi atualizada por meio da Portaria nº 1.415, de 28 de novembro de 2023.

O presidente da comissão e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Fernando Silveira, reforça a importância da participação social nesta etapa final de elaboração do plano de desenvolvimento do IFMS.

"Esta consulta representa uma oportunidade valiosa para envolver a comunidade acadêmica e a sociedade na construção de um plano que reflita as necessidades e expectativas de todos que fazem parte da nossa instituição. Convidamos estudantes, docentes, técnicos e todos os interessados em contribuir para o futuro do IFMS a participar ativamente deste processo, valorizando a pluralidade de ideias e perspectivas", destaca Fernando.

A consulta pública segue aberta até 9 de fevereiro. Após a análise das contribuições, o documento será finalizado e enviado ao Conselho Superior (Cosup) do IFMS para aprovação.

PDI 2024-2028 - O Plano de Desenvolvimento Institucional tem a função de estabelecer os objetivos e metas institucionais para as áreas do ensino, pesquisa, inovação, pós-graduação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

O processo de elaboração do PDI 2024-2028 iniciou-se em março de 2022. Em agosto e setembro daquele ano, estudantes e servidores dos dez campi e reitoria participaram das reuniões da Matriz SWOT, ferramenta de gestão que identificou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à instituição e que subsidiou a proposta do Mapa Estratégico.

Durante todo o mês de março e na primeira semana de abril deste ano, foram realizadas audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS possui campus (Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas). Os participantes puderam fazer sugestões por escrito e de forma oral, em plenária.

Nos dias 27 e 28 de junho, durante o Congresso do PDI 2024-2028, servidores, estudantes e gestores validaram os objetivos e indicadores para novo plano. Realizado no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o evento reuniu 76 participantes com direito à voz e voto. As votações da plenária foram realizadas de forma eletrônica.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhados para pdi@ifms.edu.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso após furto de carro, colisão em muro e furto de moto
IVINHEMA

Homem é preso após furto de carro, colisão em muro e furto de moto

JUSTIÇA ELEITORAL

Julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro começa em abril

Morador de MS é condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas
8 DE JANEIRO

Morador de MS é condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas

Confederação reforça parceria e destaca referência de MS no vôlei de praia
ESPORTES

Confederação reforça parceria e destaca referência de MS no vôlei de praia

Diretor de trânsito manda taxistas "quebrarem" motoristas clandestinos no pau
RIBAS DO RIO PARDO

Diretor de trânsito manda taxistas "quebrarem" motoristas clandestinos no pau

REGIÃO 

Reitoria manifesta apoio à luta da categoria técnico-administrativa da UFGD

CAPITAL

"Gangue das Mulheres" volta à ativa e duas são presas após furto em loja

STF

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

CORUMBÁ

Bombeiros e Marinha socorrem jovem atacado por queixada no Pantanal

ATOS GOLPISTAS

Valdemar e Torres depõem na PF sobre tentativa de golpe; Bolsonaro se cala

Mais Lidas

TACURU

Servidores são indiciados por desvio de recursos públicos em cidade do interior do MS

DOURADOS

Família procura homem desaparecido desde a manhã desta segunda em Dourados

PROIBIÇÃO

Projeto que veda por mais 5 anos a captura e comercialização do Dourado passa pela CCJR

PARTIDAS DOBRADAS

Operação cumpre mandado em Dourados e mira esquema que movimentou R$ 200 mi em notas frias