Menu
Busca sábado, 04 de julho de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

A relação com a mãe no período da Adolescência

15 janeiro 2020 - 07h42Por Denise Caramori

Tradicionalmente a adolescência tem sido pensada como período de crise, momento da vida marcado por conflitos na relação com o outro, especialmente aqueles outros que não fazem parte da turma, como a mãe, por exemplo.


Nos estudos da Constelação Familiar Sistêmica de Bert Hellinger, e nos estudos de Psicanálise de D.W. Winnicott e Françoise Dolto, vemos que a relação com a mãe é a primeira relação que experienciamos ao nascer, a mãe é a primeira provedora, a amorosidade, a aceitação, o acolhimento, o sucesso na carreira profissional e o sorriso fácil.

A conexão com a mãe diz muito sobre o êxito de uma pessoa em seus relacionamentos, mostrando se ela é capaz ou não, de aceitar as pessoas e acolhe-las como são. Adolescentes que que não possuem conexão com a mãe costumam ser grandes julgadores, não conseguindo acolher ou aceitar a realidade à sua volta. Costumam cobrar demais, dos outros, e de si mesmos. 

O ato de julgar a própria mãe é algo que limita a vida do ser humano, impedindo-o de experienciar uma vida feliz e em paz, e isso ocorre muito durante o período da adolescência. A arrogância por parte dos filhos acaba sendo sentida por estes mesmos numa vida com destinos difíceis. Na medida que um filho exige da mãe o que acredita que não recebeu, cria uma desordem na hierarquia, com o tempo, passa a não querer mais receber o que a mãe tem à dar, tornando-se uma pessoa amarga e dura consigo mesma e com as pessoas ao seu redor. 

A hierarquia é a ordem da paz, ela está à serviço da paz na família e na sociedade, está à serviço do amor e da vida, os filhos que julgam a própria mãe, normalmente não conseguem se colocar à serviço da vida, pois costumam pensar: “a minha mãe não me serviu”. Como a pessoa não consegue dar, ela está sempre cobrando, assim, costuma ter dificuldades nos estudos, na decisão sobre a carreira profissional e nos seus relacionamentos.

É importante levarmos em consideração e refletirmos que por mais desafiadora e complexa que seja a história de filhos adolescentes com suas mães, o que importa no todo e no dia a dia, não é necessariamente sobre - amar a mãe, mas sim aceitar sua mãe como ela é. Aceitar que mãe é um ser humano cheio de defeitos como qualquer outro, que possui uma história com suas dificuldades, e que nasceu mãe com o nascimento do filho, com a difícil e extraordinária missão de aprender a ser mãe. Aceitar a mãe traz muitas curas, é um sentir-se provido e acolhido. 

É surpreendente o efeito que se pode observar num adolescente, quando este se sente e se expressa em sintonia com a sua mãe, está ali tudo o que se precisa. Quando se consegue tomar a mãe, tal como ela é, como uma fonte de força, o amor e a alegria tornam-se tranquilos, como o respeito. Como dizia Bert Hellinger:  “O sucesso tem o rosto da mãe.”    

 

Denise Caramori

Psicopedagoga/Terapeuta

Equoterapeuta/Equitadora

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO
Dono de oficina é autuado por PMA por descarte de resíduos irregular e óleo derramado no solo
FAMOSOS
Ator Leonardo Villar, de novelas da Globo, morre aos 96 anos
PANDEMIA
Mais uma cidade de MS apresenta caso confirmado de coronavírus
CICLONE BOMBA
Presidente sobrevoa áreas afetadas por ciclone em Santa Catarina
PANDEMIA
SES amplia atendimento e agendamento de testes do coronavírus em duas cidades
TRÁFICO
Quase 4t de maconha são apreendidas em caminhões boiadeiros
PANDEMIA
Após um mês, Campo Grande ultrapassa Dourados em casos de coronavírus
INTERNACIONAL
OMS vê primeiros resultados de testes com medicamentos para covid-19
CONTRABANDO
Polícia flagra veículo abarrotado de cigarros do Paraguai
PANDEMIA
MS confirma mais de 500 casos de coronavírus e sete mortes em 24h

Mais Lidas

PANDEMIA
Mulher morre de covid-19 logo após dar à luz em Dourados
DOURADOS
Decretos sobre aglomerações, igrejas e comércio terão mais 10 dias de vigência
CAMPO GRANDE
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta
20 VEÍCULOS
"Bonde do contrabando" é apreendido abarrotado de produtos do Paraguai