Menu
Busca quarta, 02 de dezembro de 2020
(67) 99659-5905
ARTIGO

A relação com a mãe no período da Adolescência

15 janeiro 2020 - 07h42Por Denise Caramori

Tradicionalmente a adolescência tem sido pensada como período de crise, momento da vida marcado por conflitos na relação com o outro, especialmente aqueles outros que não fazem parte da turma, como a mãe, por exemplo.


Nos estudos da Constelação Familiar Sistêmica de Bert Hellinger, e nos estudos de Psicanálise de D.W. Winnicott e Françoise Dolto, vemos que a relação com a mãe é a primeira relação que experienciamos ao nascer, a mãe é a primeira provedora, a amorosidade, a aceitação, o acolhimento, o sucesso na carreira profissional e o sorriso fácil.

A conexão com a mãe diz muito sobre o êxito de uma pessoa em seus relacionamentos, mostrando se ela é capaz ou não, de aceitar as pessoas e acolhe-las como são. Adolescentes que que não possuem conexão com a mãe costumam ser grandes julgadores, não conseguindo acolher ou aceitar a realidade à sua volta. Costumam cobrar demais, dos outros, e de si mesmos. 

O ato de julgar a própria mãe é algo que limita a vida do ser humano, impedindo-o de experienciar uma vida feliz e em paz, e isso ocorre muito durante o período da adolescência. A arrogância por parte dos filhos acaba sendo sentida por estes mesmos numa vida com destinos difíceis. Na medida que um filho exige da mãe o que acredita que não recebeu, cria uma desordem na hierarquia, com o tempo, passa a não querer mais receber o que a mãe tem à dar, tornando-se uma pessoa amarga e dura consigo mesma e com as pessoas ao seu redor. 

A hierarquia é a ordem da paz, ela está à serviço da paz na família e na sociedade, está à serviço do amor e da vida, os filhos que julgam a própria mãe, normalmente não conseguem se colocar à serviço da vida, pois costumam pensar: “a minha mãe não me serviu”. Como a pessoa não consegue dar, ela está sempre cobrando, assim, costuma ter dificuldades nos estudos, na decisão sobre a carreira profissional e nos seus relacionamentos.

É importante levarmos em consideração e refletirmos que por mais desafiadora e complexa que seja a história de filhos adolescentes com suas mães, o que importa no todo e no dia a dia, não é necessariamente sobre - amar a mãe, mas sim aceitar sua mãe como ela é. Aceitar que mãe é um ser humano cheio de defeitos como qualquer outro, que possui uma história com suas dificuldades, e que nasceu mãe com o nascimento do filho, com a difícil e extraordinária missão de aprender a ser mãe. Aceitar a mãe traz muitas curas, é um sentir-se provido e acolhido. 

É surpreendente o efeito que se pode observar num adolescente, quando este se sente e se expressa em sintonia com a sua mãe, está ali tudo o que se precisa. Quando se consegue tomar a mãe, tal como ela é, como uma fonte de força, o amor e a alegria tornam-se tranquilos, como o respeito. Como dizia Bert Hellinger:  “O sucesso tem o rosto da mãe.”    

 

Denise Caramori

Psicopedagoga/Terapeuta

Equoterapeuta/Equitadora

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Galã' é condenado pela Justiça a 8 anos de prisão por lavagem de dinheiro
MPF RECORREU
'Galã' é condenado pela Justiça a 8 anos de prisão por lavagem de dinheiro
BLACK FRIDAY
Correios posta mais de 2,2 milhões de encomendas em único dia e registra recorde
Sindicato Rural de Dourados empossa nova diretoria para gestão 2021-2023
MUDANÇA
Sindicato Rural de Dourados empossa nova diretoria para gestão 2021-2023
Uni Burger, a mais nova marca da família Uni!
COMER BEM
Uni Burger, a mais nova marca da família Uni!
Após MEC anunciar retorno, Federal de Dourados diz que iniciará estudos de biossegurança
PANDEMIA
Após MEC anunciar retorno, Federal de Dourados diz que iniciará estudos de biossegurança
CRIME AMBIENTAL
Pescado é apreendido e comerciante multado em R$ 1 mil por irregularidades
CONGRESSO
Pazuello diz que Ministério da Saúde vai buscar vacina de excelência
Ação resulta em apreensão de 120 kg de maconha, armas e captura de fugitivo
ECONOMIA
Serviços avançam e comércio recua na participação no PIB desde 1947
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Polícia encontra adolescente grávida de traficante em 'boca de fumo'

Mais Lidas

PANDEMIA
Casos de coronavírus levam fechamento de três agências bancárias em Dourados
PODER PÚBLICO
Gaeco volta às ruas de Dourados com nova operação
BR-376
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul deixa um morto e dois feridos
CAMPO GRANDE
Homem apontado como parente de Rafaat é executado em frente a presídio