Em decisão interlocutória proferida na quarta-feira (17), o juiz Eguiliell Ricardo da Silva determinou que seja mantida a prisão preventiva de Rafael Ferreira Ponce, de 31 anos, preso no dia 17 de setembro de 2019 acusado de assassinar Miguel Vieira, de 39 anos, e o filho Bryan Gabriel Vaz Vieira, de 17, no distrito de Panambi, município de Dourados.
O titular da 3ª Vara Criminal da comarca pontuou "não estar caracterizado constrangimento ilegal" e considerou "ainda presentes os requisitos autorizadores" [da custódia cautelar], a exemplo do que despachou em 24 de agosto, quando fundamentou a medida "na garantia da ordem pública (gravidade concreta dos crimes contra a vida e reiteração criminosa)".
Além disso, o magistrado determinou que seja aguardada a resolução do incidente de sanidade mental do réu, outro processo aberto para avaliação psicológica requerida pela defesa, denunciado pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) por homicídio qualificado.
Atualmente, o incidente de Insanidade Mental do Acusado que visa responder se o réu era capaz de entender o caráter ilícito do crime segue em trâmite, depois da complementação do laudo psiquiátrico assinado em 28 de maio pelo médico psiquiatra Rodrigo Ferreira Abdo, perito forense credenciado no TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nomeado para o trabalho.
Na síntese e conclusões, o perito indicou que o periciado "tem grave perturbação da saúde mental do ponto de vista jurídico devido ao diagnóstico médico-psiquiátrico" de "transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool - síndrome de dependência (alcoolismo)" e assinala a necessidade de tratamento psiquiátrico, razão pela qual recomenda "medida de segurança tipo internação, por período mínimo de dois anos". Ponderou, contudo, que Rafael era totalmente capaz de entender o caráter ilícito da ação na época.
No final de julho, o juiz determinou que o médico perito fosse oficiado para promover a complementação da perícia, de acordo com quesitos complementares apresentados pelas partes. Anexado aos autos em agosto, esse complemento já foi analisado por defesa - que peticionou em favor do réu no início de outubro - e acusação - cujo mais recente pleito foi juntado na sexta-feira (19).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 105 milhões

Campanha "Declare Seu Carinho" será lançada na próxima terça-feira

Homem que estava desaparecido há dois dias é encontrado morto

Domingo de sol com aumento de nebulosidade em Dourados

Esqui brasileiro mira 2ª medalha paralímpica em adeus a Milão-Cortina

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Hugo Calderano perde de algoz olímpico e cai em torneio na China

Em agenda na fronteira, Governador entrega pacote de obras em Antônio João

Moraes autoriza transferência de condenados no caso Marielle para RJ

Superaquecimento de ventilador teria provocado fumaça que assustou frequentadores da feira
Mais Lidas

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

Duplo homicídio foi cometido no distrito de Panambi, município de Dourados, em setembro de 2019 - Crédito: Divulgação/Polícia Militar