quinta, 22 de fevereiro de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COOPERATIVISMO

Inauguração da Fazenda Experimental marca o 1° Encontro de Cooperados da Coamo de Dourados

06 dezembro 2023 - 16h37Por Gizele Almeida

A Coamo de Dourados realizou o 1° Encontro de Cooperados na manhã desta quarta-feira (06), reunindo participantes de toda a região. Com uma programação bastante diversificada, a ação contou também com o lançamento da Fazenda Experimental da Unidade e um momento de confraternização. 

Airton Galinari, presidente executivo da Coamo, destacou a missão de gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio. 

Ele enfatizou que a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul agora contará com a Fazenda, agregando ainda mais no compartilhamento de soluções assertivas junto aos cooperados e difusão de tecnologia. coamo_ (12)

“A Fazenda experimental de Dourados atende todo Mato Grosso do Sul, a escolha de Dourados é pela geografia que beneficia e por termos uma grande infraestrutura anexa a nossa indústria de óleo, temos um entreposto grande de recebimento de grãos, são grandes investimentos que fizemos aqui e, agora o objetivo da fazenda é de difusão de tecnologia. Vale destacar que fazemos aqui a experimentação de todas as novas tecnologias e as quais passam por protocolos rigorosos para serem aprovadas e sendo aprovadas, todo quadro de assistência técnica da Coamo os agrônomos difundem a tecnologia para nossos cooperados, associados, isso faz com que nosso cooperado corra pouco risco e adote as melhores ações, conforme a sua realidade”, disse.  

O prefeito Alan Guedes participou do evento e destacou que a indústria agrega no desenvolvimento da região e, que o novo investimento, vem para fortalecer ainda mais o agronegócio local. 

“A Coamo agrega muito para Dourados há muito tempo, essa planta é fundamental para o desenvolvimento da cidade e a Fazenda Experimental é mais uma iniciativa que visa deixar essa marca empreendedora da cooperativa para melhorar ainda mais a produtividade, ajudar o cooperado e consequentemente impactar positivamente na economia da cidade”, enfatizou ao destacar ainda que o município se destaca no meio a nível nacional.  

No evento, temas variados com os participantes foram abordados nas ‘estações’, sendo “como preparar a planta para superar períodos de estresse”, “desempenho das biotecnologias no controle de lagartas em soja e milho”, “manejo do nitrogênio na cultura da soja”, “desafio no manejo de doenças na cultura da soja”, “plantas daninhas de difícil controle e o manejo sorghum spp”. 
O diretor de suprimentos e assistência técnica Aquiles Dias pontuou que os temas foram traçados de acordo com realidades que os produtores devem lidar atualmente no agronegócio.  

“São abordagens que quando amanhã quando retornarem para suas propriedades já vão poder aplicar imediatamente. Trouxemos assuntos importantíssimos e lembrar que esse é um ano de ‘el niño’ que vai chover muito e quando chove muito, com altas temperaturas, cuidados são necessários para ter uma boa produtividade”. 

O produtor rural Thiago de Castilho, disse que conseguiu sanar dúvidas quanto ao plantio da soja e citou a importância do momento para troca de experiências. 

“Esse encontro vem para gente ganhar mais conhecimento, trocar informação, conhecer outros cooperados fazer um networking, também confraternizar. Estive esclarecendo dúvidas sobre a fixação biológica do hidrogênio, é um tema que venho estudando, não sou formado em agronomia, mas estudo bastante a respeito, pois gosto muito do que eu faço, pude tirar muitas dúvidas, foi muito satisfatório, muito conclusivo, agora vou poder aplicar no cotidiano”, citou. 

Para a agropecuarista Cristiane Haussler o encontro veio para somar no dia a dia do campo.

“Esse evento vem para agregar. Sou cooperada desde 2013 e meu esposo desde 2004. Desde que ele (esposo) faleceu estou dando continuidade aos negócios, sempre trabalhei ao lado dele e agora continuo com tudo, juntamente com nossos dois filhos, então esse troca de experiências tem sido fundamental”, apontou.

1º Encontro de Cooperados da Coamo em Dourados aconteceu nesta quarta e reuniu centenas de pessoas - Foto: Dourados News

Foto interna 1 - Airton Galinari, presidente da Coamo, destacou a missão de gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável do agronegócio - Foto: Dourados News

Foto interna 2 - Prefeito Alan Guedes (PP) durante a abertura do Encontro em Dourados 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso após furto de carro, colisão em muro e furto de moto
IVINHEMA

Homem é preso após furto de carro, colisão em muro e furto de moto

JUSTIÇA ELEITORAL

Julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro começa em abril

Morador de MS é condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas
8 DE JANEIRO

Morador de MS é condenado a 17 anos de prisão por atos golpistas

Confederação reforça parceria e destaca referência de MS no vôlei de praia
ESPORTES

Confederação reforça parceria e destaca referência de MS no vôlei de praia

Diretor de trânsito manda taxistas "quebrarem" motoristas clandestinos no pau
RIBAS DO RIO PARDO

Diretor de trânsito manda taxistas "quebrarem" motoristas clandestinos no pau

REGIÃO 

Reitoria manifesta apoio à luta da categoria técnico-administrativa da UFGD

CAPITAL

"Gangue das Mulheres" volta à ativa e duas são presas após furto em loja

STF

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

CORUMBÁ

Bombeiros e Marinha socorrem jovem atacado por queixada no Pantanal

ATOS GOLPISTAS

Valdemar e Torres depõem na PF sobre tentativa de golpe; Bolsonaro se cala

Mais Lidas

TACURU

Servidores são indiciados por desvio de recursos públicos em cidade do interior do MS

DOURADOS

Família procura homem desaparecido desde a manhã desta segunda em Dourados

PROIBIÇÃO

Projeto que veda por mais 5 anos a captura e comercialização do Dourado passa pela CCJR

POLÍCIA

Homem que seguia com maconha em bicicleta é preso em região rural de Dourados