domingo, 19 de abril de 2026
Dourados
32ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
TELEVISÃO

Repórter da Globo preso com falsa cocaína volta a trabalhar no Maranhão

02 fevereiro 2016 - 16h35

Demitido em outubro da TV Centro América, afiliada da Globo no Mato Grosso, o jornalista Alex Barbosa voltou a trabalhar na TV Mirante, da família Sarney, também integrante da Rede Globo. Barbosa ficou apenas três meses no Centro-Oeste. Ele foi demitido após incomodar autoridades de Cuiabá com uma reportagem em que comprovou a fragilidade do combate ao tráfico de drogas na fronteira do Brasil com a Bolívia, simulando o transporte de 240 quilos de cocaína. O repórter rodou 600 quilômetros com gesso embalado como se fosse coca até ser parado pela polícia.

Barbosa é repórter dos telejornais de rede da Globo. Ele é indicado pela direção nacional de jornalismo da emissora, mas tem contrato e salário pago pelas afiliadas, para as quais também produz reportagens de alcance local. Uma semana após ficar detido durante sete horas na Polícia Federal de Cáceres (MT), Barbosa foi dispensado pela TV Centro América.

Na época, a Globo negou que ele tivesse sido demitido. Mas o jornalista não voltou mais ao ar no Mato Grosso. Só ressurgiu no Bom Dia Brasil na última sexta-feira (29), com o microfone da TV Mirante, em uma reportagem sobre enchentes no Maranhão. Ele trabalhou na Mirante até meados do ano passado. Na emissora, também produziu reportagens que incomodaram os Sarney, mas não chegou ser repreendido.

O jornalista foi preso pela Polícia Militar do Mato Grosso em 12 de outubro, juntamente com outros três funcionários da TV Centro América, quando transportava 240 quilos de gesso em uma Parati. Eles já tinham circulado durante 12 horas por estradas do Estado e passado impunes três vezes por vários postos de policiamento.

Antes de fazer a reportagem, em medida preventiva de segurança, Barbosa enviou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) comunicando que transportaria gesso como se fosse cocaína. O MPF admitiu ter alertado a polícia sobre a reportagem. À imprensa, o secretário de Segurança Pública do Mato Grosso, Mauro Zaque, demonstrou mal-estar como a ousadia do jornalista: "Devemos instaurar um inquérito, porque a máquina do Estado foi acionada para isso. Tirar recursos da fronteira para fazer uma matéria é inadmissível".

Pressionada, a TV Centro América dispensou Barbosa em 28 de outubro. Ele ficou à disposição da direção nacional de jornalismo da Globo, que decidiu levá-lo de volta para a TV Mirante. Em janeiro, Barbosa se mudou para São Luiz.

Quanto à falsa cocaína, o material foi encaminhado para peritos de Cuiabá, que atestaram ser apenas gesso em pó.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério
INOVAÇÃO

Mais de 3,4 mil hospedagens já atuam com nova Ficha Digital de Hóspedes, de acordo com Ministério

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização
INTERNACIONAL

Na Alemanha, Lula defende parceria com Europa na descarbonização

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
POLÍTICA

Reconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira
CAMPO GRANDE

Homem é preso em flagrante após incendiar residência de companheira

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais
POLÍTICA

Comissão da Câmara aprova piso salarial de R$ 5,5 mil para assistentes sociais

JUSTIÇA

Réus são condenados a 1,2 mil anos por chacina contra família no DF

SAÚDE

Dourados ultrapassa 5 mil casos de chikungunya e tem 8 mortes, com 2 em investigação

SAÚDE

Goiás tem 42% dos casos de síndrome respiratória até 2 anos de idade

DOURADOS

Inmet prevê onda de calor em Dourados com temperaturas até 5 °C acima da média nesta semana

DIREITOS HUMANOS

No Dia dos Povos Indígenas, organizações cobram demarcações e proteção

Mais Lidas

DOURADOS

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

RIO NEGRO

Carga milionária de maconha é descoberta em tanque de combustível agrícola

DOURADOS

Prefeitura divulga lista de famílias pré-selecionadas para o "Minha Casa, Minha Vida"

REGIÃO

Trio que violou sepultura para cometer necrofilia contra vítima de feminicídio é preso